Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MENSALÃO É DO LULA - Lula telefonou para Bastos para se informar sobre processo

Ex-presidente havia dito que não acompanharia sessões do mensalão

O GLOBO

Tom otimista. Cardozo, que conversou com Paulo Maluf em evento, reforçou posição de Carvalho
O GLOBO / GUSTAVO MIRANDA

BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está desinteressado do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), como tem tentado demonstrar desde as primeira sessões na Corte sobre o maior escândalo de corrupção de seus dois governos. Na terça-feira, Lula conversou por telefone com o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos para se informar sobre o andamento do caso. Advogado de José Roberto Salgado, um dos réus, Bastos fez uma análise geral da situação e elogiou as defesas apresentadas pelos colegas no plenário do tribunal. Para Bastos, as defesas foram técnicas, consistentes e podem ter efeito sobre os votos dos ministros.

VEJA TAMBÉM

Bastos é interlocutor de Lula para assuntos jurídicos desde que o ex-presidente emergiu como líder político no cenário nacional. Na semana passada,Lula afirmou que não acompanharia o julgamento:

— Tenho mais coisas para fazer do que isso. Quem tem de assistir são os advogados — disse, na ocasião.

Mesmo engajado na campanha do ex-ministro da Educação Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, Lula não resistiu à tentação de se informar sobre o julgamento. Três ex-ministros do ex-presidente estão no banco dos réus: José Dirceu (Casa Civil), Anderson Adauto (Transporte) e Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação) — esse último com pedido de absolvição já apresentado pelo Ministério Público Federal.

Também estão sendo julgados o ex-deputado José Genoino, atual assessor do Ministério da Defesa, e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, dois fundadores do partido. Até o início do escândalo, ambos eram próximos de Lula.

Gilberto Carvalho também ligou para Bastos

O julgamento desperta interesse no governo, mesmo depois da determinação da presidente Dilma Rousseff para que o assunto seja deixado em segundo plano. Nesta quarta-feira, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, ligou para Márcio Thomaz Bastos para lhe desejar boa sorte. O ex-ministro agradeceu a deferência e voltou rapidamente para a análise final da defesa do seu cliente, ex-diretor do Banco Rural.

Na terça-feira, Carvalho rompeu o silêncio dos líderes petistas sobre o mensalão e disse que o julgamento no STF não desgastaria o PT nas eleições municipais, como estariam apostando adversários do partido. O silêncio determinado por Dilma seria uma estratégia para diminuir a repercussão sobre o caso, considerado o maior escândalo do governo Lula.

Reforçando o discurso de Carvalho, petistas e aliados do governo que participaram nesta quarta-feira do lançamento do Plano de Prevenção de Acidentes Naturais disseram estar confiantes de que o julgamento não terá reflexos negativos para o governo nem para o PT. Cresceu nos últimos dias uma nova estratégia dos petistas, que é repetir à exaustão que o julgamento passará longe do governo e do resultado do partido nas eleições municipais de outubro.

— Como liderança do PT, eu vejo o julgamento e formo minha convicção, mas como ministro não me pronuncio — disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que, no entanto, não deixou de dar usa opinião: — O governo não será atingido em hipótese nenhuma. É uma questão afeta ao Poder Judiciário. O governo em nenhum momento será atingindo por nenhuma decisão judicial.

Perguntado se o julgamento poderia prejudicar os petistas nas eleições, o ministro também se manteve otimista:

— Acredito que não, mas é melhor perguntar para as lideranças do PT.

Eduardo Campos concorda com petistas

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), também presente à cerimônia comandada pela presidente Dilma, manteve o tom otimista. Afirmou ser possível que a oposição e os que são contra o PT queiram se valer do julgamento para prejudicar o partido, mas disse não acreditar em consequências nas urnas:

— Como tentativa de capitalização política, o mensalão já foi usado em três eleições anteriores — disse Déda, para se referir à vitória do PT nesses pleitos.

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, aliado do PT em algumas capitais e adversário em outras nestas eleições, disse concordar que o governo Dilma não será afetado pelo julgamento:

— Não vejo como pessoas que não estão envolvidas diretamente possam ser afetadas. O Judiciário deve condenar duramente quem errou e inocentar quem não errou. Mas não podemos confundir as instituições com os personagens.

Na última terça-feira, ao comentar o julgamento, o secretário-geral da Presidência da República afirmou que aqueles que apostam no “desgaste do projeto político” iniciado no governo Lula, devido ao julgamento do mensalão, “se decepcionarão”.




Nenhum comentário: