Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PAES, PÉ-FRIO - Atletas do Time Rio, patrocinados pela prefeitura, voltam de Londres de mãos vazias


Tiago Campante
EXTRA

Diego Hypolito caiu nas eliminatórias do solo e acabou eliminado Foto: Reuters

Apresentado com sorrisos e um investimento anunciado de R$ 12 milhões da prefeitura do Rio em 2010, o Time Rio não deu retorno em forma de medalhas. A equipe de 11 atletas, que recebeu patrocínio do governo municipal num projeto em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, volta dos Jogos de Londres sem subir ao pódio e com apenas três participações em finais — com Evelyn dos Santos e Rosângela Santos no revezamento 4x100m do atletismo; e Ricardo Winicki, o Bimba, na classe RS:X do iatismo.

Apesar do resultado frustrante, a expectativa é de que o projeto seja estendido para as Olimpíadas do Rio-2016, mas com atletas considerados promessas no lugar daqueles que não tiveram os resultados esperados.

— O velocista Aldemir Gomes Júnior, por exemplo, merece uma chance — diz Carlos Alberto Lancetta, presidente da Federação de Atletismo do Rio e observador da prefeitura nos Jogos: — A Tamara Alexandrino, do heptatlo, bronze no Mundial juvenil, é outro caso.

Em Londres, o Time Rio tinha metas menos exigentes do que subir ao pódio. A cobrança era pela classificação entre os dez primeiros, e havia esperança de que pelo menos cinco atletas atingissem o objetivo. As maiores apostas, no entanto, tiveram os piores resultados.

Com um golpe ilegal, Rafaela Silva saiu derrotada no judô

Baixas antes dos Jogos

O ginasta Diego Hypolito, a lutadora de taekwondo Natalia Falavigna e a judoca Rafaela Silva eram cotados para ganhar medalhas, mas não chegaram nem perto disso. Além de Bimba, Rosângela e Evelyn, só os canoístas Erlon Silva e Ronilson Oliveira conseguiram um lugar no top ten, com a 10 colocação na prova C2 1000m da canoagem velocidade.

O Time Rio já tinha sofrido baixas antes mesmo do início das Olimpíadas. A ginasta Jade Barbosa não foi convocada. Já a velocista Bárbara Leôncio e o canoísta Nivalter Santos deixaram o projeto porque não conseguiram sequer índice para Londres.


Nenhum comentário: