Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 7 de agosto de 2012

#ELEIÇÕES2012 #RIO - Justiça Eleitoral nega 2,7 mil dos 21,3 mil registros no #RIO

Em São Paulo, 3.342 candidaturas foram indeferidas, 4,15% do total de 80.447

O GLOBO

RIO e SÃO PAULO - Um a cada dez políticos que concorrem nas eleições municipais no Estado do Rio teve o registro de candidatura negado pelos juízes eleitorais. Balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de ontem mostrava que, entre os 21,3 mil candidatos no estado, 2,7 mil foram indeferidos pela primeira instância da Justiça Eleitoral. Ainda cabe recurso, e 191 já recorreram.

VEJA TAMBÉM

Cinquenta e sete aspirantes ao cargo de prefeito tiveram o registro indeferido, sendo que 14 já haviam recorrido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Não há levantamento sobre os motivos que levaram os juízes a negarem os registros nem quantos políticos foram barrados com base na Lei da Ficha Limpa. Mesmo com os registros indeferidos, os candidatos podem fazer campanha enquanto aguardam julgamento dos recursos. O Ministério Público do Estado do Rio havia pedido a impugnação de 1.174 candidatos a prefeito e a vereador nos 92 municípios.

Em Tanguá, cinco dos sete candidatos a prefeito tiveram seus registros indeferidos. Teresópolis, na Região Serrana, teve quatro candidatos ao Executivo local barrados pelos juízes eleitorais, e todos recorreram. Em Paracambi, na Baixada Fluminense, dois dos três aspirantes ao Executivo municipal foram considerados inaptos. Há cidades em que metade dos concorrentes à prefeitura foi rejeitada. Caso de Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, e Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Cada um destes municípios teve dois dos quatro candidatos a prefeito indeferidos pelos juízes eleitorais.

Em São Paulo, 3.342 candidaturas foram indeferidas pela Justiça Eleitoral. Os casos representam 4,15% do total de 80.447 candidaturas. Os dados são de um balanço ainda parcial e atualizado até a tarde de ontem. Candidatos a vereador são a maioria dos registros negados, cerca de 92%. Aproximadamente mil candidatos entraram com recursos.

Até ontem, segundo o site do TSE, 1.229 candidaturas em São Paulo aguardavam julgamento. O tribunal explicou que isso não significa que os casos ainda não foram julgados. Pode haver uma defasagem entre o julgamento e o lançamento no sistema.

Entre os pouco mais de 474 mil candidatos no país, 27,7 mil foram rejeitados (quase 6%). Destes, 5,8 mil recorreram. Na lista de indeferidos, pouco mais de mil são aspirantes ao cargo de prefeito.

Nenhum comentário: