Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

REGIÃO SERRANA - Prefeito de Friburgo reassume mas é afastado em 90 minutos

Vereadores obtêm mais duas liminares para afastar Dermeval

O GLOBO

VEJA TAMBÉM

RIO - Só deu tempo de fazer um discurso de alguns minutos e cumprimentar um grupo de funcionários e curiosos. Depois de obter uma liminar para reassumir o cargo na tarde desta quinta-feira, o prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto, voltou a ser afastado do cargo. Foram apenas 90 minutos no comando da cidade até que a Câmara dos Vereadores obteve não apenas uma, mas duas liminares na Justiça estadual e voltou a empossar como prefeito o vereador Sérgio Xavier.

Dermeval retornou nesta quinta-feira ao cargo depois de suspender no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a liminar que o mantinha afastado desde novembro do ano passado. Ele é acusado pelo Ministério Público estadual de improbidade administrativa no uso de verbas para recuperar a cidade após a destruição causada pela enxurrada de janeiro de 2011.

Dermeval, que assumiu o cargo em setembro de 2010, após o prefeito eleito, Heródoto Bento de Melo, ser licenciado por problemas de saúde, chegou a fazer um discurso na porta da prefeitura por volta das 16h. Às 17h30, foi informado das duas novas liminares expedidas pela 2ª e 3ª varas cíveis da Justiça estadual em Nova Friburgo.

Segundo a TV Serrana, filiada da TV Globo, as liminares são em razão de outras ações contra Dermeval. Até o início da noite, o vereador e agora prefeito Sérgio Xavier e o prefeito afastado Dermeval não tinham comentado o caso.

Na porta da prefeitura, curiosos e a imprensa local tentavam entender o troca-troca de prefeitos. Por volta das 16h30m, O GLOBO tentou falar com o prefeito Dermeval por meio da assessoria de imprensa, mas foi informado que ele estava em reunião. Mais tarde, os assessores disseram que o prefeito Sérgio Xavier é que estava em reunião.

Apesar do troca-troca de prefeitos, Nova Friburgo hoje paga salário a três chefes do Executivo municipal: Dermeval Barboza, Sérgio Xavier e Heródoto. Conforme O GLOBO mostrou no domingo, o custo mensal é de R$ 54 mil. Segundo a prefeitura, Heródoto está de licença médica e, portanto, mantém o direito ao salário. Já Dermeval não teve o seu pagamento suspenso pela decisão que o afastou pela primeira vez no ano pass

Nenhum comentário: