Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ELEIÇÕES2012 #RIO - Eduardo Paes nega que evento tenha sido secreto

Prefeito foi a comício na Zona Oeste ao lado de Eduardo Cunha e Domingos Brazão

O GLOBO

Internet. Eduardo Paes na visita à Nave do Conhecimento, em Santa Cruz, na Zona Oeste
O GLOBO / DANIELA DACORSO

RIO - Dois dias após participar do lançamento da campanha do vereador Chiquinho Brazão (PMDB), onde dividiu o palanque com políticos investigados, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, candidato à reeleição pelo PMDB, negou nesta quarta-feira que esta agenda tenha sido secreta.

VEJA TAMBÉM

Paes alegou que não poderia divulgar como compromisso oficial um evento organizado por outro candidato.

— Um lançamento de candidatura de vereador, com mil pessoas, não pode ser chamado de secreto — afirmou Paes, em visita à Nave do Conhecimento, em Santa Cruz, na Zona Oeste, onde são oferecidos pela prefeitura cursos e acesso à internet a moradores.

Paes pediu votos na noite de segunda-feira, na Taquara, num comício ao lado do deputado federal Eduardo Cunha e do deputado estadual Domingos Brazão, irmão de Chiquinho, todos do PMDB. Cunha e Domingos Brazão são investigados por irregularidades.

Nesta quarta-feira, Paes falou sobre a aparição ao lado da família Brazão, de Cunha e de outros aliados, como o deputado estadual Pedro Augusto (PMDB) e presidente regional da sigla, Jorge Picciani:

— Tenho uma base ampla. As pessoas (candidatos) convidam quem elas quiserem — disse ele.

No último sábado, Paes já havia caminhado, em Campo Grande, na Zona Oeste, na companhia do candidato a vereador pelo PT Marcelo Sereno, afilhado político de José Dirceu, réu no mensalão e ex-ministro da Casa Civil do governo Lula.

Preocupação com candidatos

Na segunda-feira, antes de o prefeito seguir para o comício, a assessoria de imprensa de Paes, por duas vezes, negou ao GLOBO que o prefeito participaria de outro compromisso público ainda naquele dia.

A orientação da cúpula da campanha de Paes é de que o prefeito não inclua na agenda pública eventos com candidatos a vereador da coligação do PMDB, que conta com outros 19 partidos. A preocupação é evitar constrangimentos ao ser fotografado ao lado de políticos envolvidos em crimes, principalmente com milícias e com tráfico.

Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), Cunha é investigado por suposto tráfico de influência na Refinaria de Manguinhos. Brazão consta no inquérito da Polícia Federal que investigou a máfia dos combustíveis no Rio, em 2004, que adulterava o produto e o vendia com notas fiscais falsas. Ele não é réu no processo da Justiça Federal.

Contra Brazão, ainda há dois inquéritos no Ministério Público. Um apura o suposto envolvimento dele e de assessores em pagamentos irregulares do auxílio-educação na Assembleia Legislativa do Rio; o outro, o possível uso irregular de tarifa social na conta de água (benefício dado pela Cedae à população carente) por condomínios de classe média em troca de votos, em 2006.

Em nota, Cunha se defendeu: “O inquérito a que se referem menciona um grampo telefônico no qual alguém supostamente falou com um parlamentar. Assumi, em Plenário da Câmara, ser o destinatário da chamada, mas isso não me qualifica como réu e sequer meu nome aparece como investigado por ter recebido um telefonema”.

Brazão negou ter participação na máfia dos combustíveis e disse que não tem envolvimento com as outras irregularidades pelas quais é investigado.


Nenhum comentário: