Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Personagem do Dia - Erasmo Dias




Erasmo Dias
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Antônio Erasmo Dias (Paraguaçu Paulista, 2 de junho de 1924 — São Paulo, 4 de janeiro de 2010) foi um coronel reformado do Exército Brasileiro que ficou conhecido por ter liderado uma violenta invasão à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, em 22 de setembro de 1977, onde uma reunião de estudantes pretendia refundar a União Nacional dos Estudantes - UNE.

Índice [esconder]
1 Biografia
2 Após 1964
3 Invasão da PUC
4 Lei de Segurança Nacional
5 Citações
6 Referências
7 Ligações externas


Biografia
Formado e licenciado em História pela Universidade de São Paulo - USP e bacharel em Direito pela Universidade da Guanabara, Erasmo Dias entrou para o exército onde ficou por 35 anos. Durante o Regime Militar de 1964, Dias destacou-se na época por duas ações. Primeira: foi um dos fundadores do partido político situacionista ARENA na época do bipartidarismo. Segundo: Organizou as primeiras ações de caças aos comunistas depois de 1968. Durante o governo Médici (1973) assumiu a Secretaria de Segurança Pública em São Paulo entre março de 1974 a março de 1979, durante o governo de Paulo Egídio Martins.

Após 1964
Posteriormente foi deputado federal, depois deputado estadual e, por fim, vereador do Partido Progressista - PP, pela cidade de São Paulo.

Foi também professor licenciado de economia. Trabalhava com uma empresa de segurança que treina vigilantes particulares e exerceu o cargo de vereador até 2004.

Erasmo desejava receber indenização, como as que são pagas a perseguidos políticos da época do regime militar. Porém sua ação jurídica não obteve êxito.

Invasão da PUC
Quando era coronel, Erasmo Dias foi um dos braços direito do regime militar em São Paulo. Em 1977, ele comandou a invasão a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ocorrida em numa quinta-feira à noite. Muitos estudantes saíram queimados devido ao uso de bombas de fósforo. Erasmo havia cercado a faculdade com tropas militares.

Cerca de 1.100 estudantes foram presos e levados ao quartel da polícia na avenida Tiradentes, centro de São Paulo, no Batalhão Tobias de Aguiar.

Lei de Segurança Nacional
Na época o então secretário da Segurança Pública, coronel Antônio Erasmo Dias, solicitou o enquadramento de 32 estudantes na Lei de Segurança Nacional[1].

Ele foram acusados de infringir o artigo 39, inciso 1°, que penaliza o ato de incitar a subversão da ordem, e o artigo 42, que pune a tentativa de reorganizar partidos, entidades e associações de classe extintas por lei.

Informava na época que cerca de 1.700 estudantes teriam sidos detidos na PUC, dos quais 1.500 passaram por triagem no próprio local. Cerca de 500, informava o coronel, teriam sido transferidos para o quartel do Batalhão Tobias de Aguiar, onde passaram por processo de cadastramento e qualificação.

Posteriormente, 92 estudantes foram conduzidos ao DOPS sendo que as autoridades da época decidiram pelo pedido de enquadramento de um grupo de 32 estudantes na Lei de Segurança Nacional. Foram enquadrados no artigo 39 previa pena de 10 a 20 anos de prisão, enquanto o artigo 43 estabelecia punição que varia de 2 a 5 anos de prisão.

Citações
"Sou estigmatizado por ter defendido com unhas e dentes o Brasil contra o regime comunista putrefato. Quero receber reparação. Tenho mais direito a ela do que aqueles terroristas que fizeram guerrilha e agora posam de heróis, ditando as regras neste país"


— Erasmo Dias

.

"Minha filha, no final de 1977, prestou o vestibular de Direito na PUC. Passou. Quando foi fazer a matrícula, em 1978, identificaram-na e humilharam-na de uma forma intolerável para mim, como pai." A filha de Dias desistiu da PUC e foi para o Mackenzie.

— Erasmo Dias

Referências
↑ Lei de Segurança Nacional
[editar] Ligações externas
Página de Ersmo Dias no site da Câmara dos vereadores
Os Álbusn do DOPS. descrição do dia da invasão (pdf)
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Erasmo_Dias"








Nenhum comentário: