Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 22 de abril de 2012

WATERGATE - Morre Charles Colson, assessor de Nixon

Morre Charles Colson, assessor de Nixon preso por participação no Watergate
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Charles Colson, ex-assessor especial do presidente americano Richard Nixon e que foi preso por sua participação no escândalo Watergate, morreu aos 80 anos por complicações de uma operação cerebral à qual se submeteu no mês passado, informou neste sábado (21) a imprensa dos Estados Unidos.
Caso WatergateColson fazia parte do comitê de reeleição de Nixon, que desenvolveu as tentativas de espionar o Partido Democrata em 1972.

Previamente havia tentado desacreditar o analista do Departamento de Defesa, Daniel Ellsberg, responsável pelo vazamento dos chamados "Papéis do Pentágono", documentos que revelaram a autêntica situação da Guerra do Vietnã e o que pensava o departamento sobre esse conflito.

Nessa tentativa, Colson utilizou um grupo encoberto, encarregado de investigar os vazamentos da Casa Branca, para que invadisse o escritório do psiquiatra de Ellsberg na busca de material contra o analista.

O então alto funcionário se declarou culpado da tentativa de obstrução da justiça em suas manobras contra Ellsberg, embora outras acusações relacionadas diretamente com o escândalo Watergate ou com a participação direta na invasão do escritório do psiquiatra tenham sido desprezadas.
Peter Dejong - 2.ago.00/Associated Press

Charles Colson durante conferência evangélica em Amsterdã; ex-assessor de Nixon morreu aos 80 anos

A vida após a prisão
Colson foi preso após se declarar culpado de obstrução da Justiça e acabou cumprindo sete meses de prisão. O homem que chegou a dizer que estaria disposto a pisotear sua avó para conseguir a reeleição de Nixon dedicaria o resto de sua vida à assistência espiritual aos presos e escreveu mais de 20 livros.

Ele disse ter experimentado um "despertar religioso" que o levou a fundar a maior organização religiosa para presidiários.
A morte Sua morte foi anunciada por Jim Liske, diretor da organização de assistência espiritual aos presos Prison Fellowship Ministries, que Colson ajudou a fundar após sua prisão, quando se tornou evangélico.

Nascido no dia 16 de outubro de 1931, em Boston, Colson morreu no Hospital de Inova Fairfax, Virgínia.


    

Nenhum comentário: