Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 25 de abril de 2012


Posse responsável de animais ajuda a reduzir abandono

A posse responsável de animais de estimação é apontada por especialistas como uma das medidas mais eficientes para evitar o abandono dos bichos. O conceito, disseminado internacionalmente, prega que uma pessoa só deve pegar um animal para criar se estiver convicta de que terá condições de mantê-lo.

A ONG Arca Brasil preparou uma lista com os dez mandamentos da posse responsável, que deve ser lido por qualquer pessoa interessada em adotar um animal. Entre os principais motivos do abandono estão a compra por impulso e a falta de conhecimento sobre as características de cada ração.

No site da Arca Brasil também é possível preencher um questionário para descobrir se você tem condições de adotar um animal. São 14 perguntas que ajudam o candidato a descobrir, entre outras coisas, se terá tempo para passar com seu gato ou cachorro, e quais suas expectativas em relação ao bicho.

O questionário pode ser acessado por meio do link http://www.arcabrasil.org.br/acoes/adocao/teste/index.html.

Conheça, abaixo, os dez mandamentos da posse responsável, segundo a ONG Arca Brasil:
1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.

4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira e guia, e conduzido por quem possa contê-lo.

5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7. Eduque o animal – se necessário, por meio de adestramento -, mas respeite suas características.

8. Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.

9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses. Também é recomendável uma identificação permanente (como o microchip).

10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações



Nenhum comentário: