Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 24 de abril de 2012

BARCAS NO RIO - Passageiros enfrentam longas filas na estação Charitas das barcas

Usuários reclamam que atrasos já se tornaram comuns pela manhã
.
Leonardo Gorges, com a leitora Suellen Araújo
.

Demora para acessar a estação chegou a 40 minutos na manhã desta terça-feira
Foto da leitora Suellen Araújo / Eu-Repórter


RIO
- A paciência dos usuários da estação Charitas das barcas, em Niterói, voltou a ser testada na manhã desta terça-feira. De acordo com a leitora Suellen Araújo, a demora passou de 40 minutos para acessar o catamarã seletivo.

Ela relata que chegou ao local por volta das 7h e as filas eram enormes. “ As filas já passam a ser comuns na estação de Charitas, onde o bilhete custa R$ 12,00 e o tempo de travessia é praticamente o mesmo da estação Arariboia”, afirma.

Perto das 7h30m, ela ainda não havia conseguido embarcar: “ Depois de 22 minutos, continuamos aguardando, como é rotina diária. Isso vem ocorrendo por causa do crescimento da população de Niterói, que não foi acompanhado pelas barcas. As saídas permanecem inalteradas, enquanto as filas aumentam. Era normal chegar às 7h para pegar o catamarã daquele horário, mas isto se tornou impossível”. Suellen diz que só conseguiu embarcar no catamarã das 7h45m.

Na estação Cocotá, na Ilha do Governador, a situação também não esteve fácil para os usuários. Segundo a leitora Ana Cristina Neves, o atraso foi de 40 minutos devido “a problemas de abastecimento”. O fato gerou indignação. “Fica difícil contar com o transporte aquaviário quando temos horários a cumprir: são atrasos absurdos, barcas que enguiçam na hora de atracar, baratinhas nos fazendo companhia na viagem que dura uma hora, mas que poderia demorar 25 ou 30 minutos”, diz, em seu relato ao Eu-Repórter.

Ela fala que não é a primeira vez que o problema acontece e que tem se atrasado na chegada para o trabalho. “Acabo chegando atrasada por conta do descaso alheio. É ou não é revoltante?”, reclama.

Atrasos são velhos conhecidos de passageiros
Em fevereiro, uma reportagem de O GLOBO já havia relatado as reclamações dos usuários do catamarã seletivo, que faz a ligação Charitas-Praça XV. As filas se intensificam principalmente em dias de tempo ruim, e a falta de infraestrutura castiga os usuários. Segundo o especialista em mobilidade urbana Fernando Mac Dowell, problemas constantes envidenciam um sistema operando no limite.

Na estação da Arariboia, também em Niterói, as filas diárias já não são mais surpresa para os usuários, em especial no horário do rush da manhã. No início de março, o aumento do bilhete para R$ 4,50 provocou protestos.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/eu-reporter/passageiros-enfrentam-longas-filas-na-estacao-charitas-das-barcas-4721494#ixzz1t0q0TT6a

Nenhum comentário: