Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 3 de abril de 2010

SAÚDE - Médico alerta sobre benefícios de comer peixe: facilita a digestão



O peixe tem proteínas de melhor qualidade do que as da carne vermelha. Ele recomenda que o peixe esteja no cardápio duas ou três vezes por semana.
 

Nesta Sexta-Feira da Paixão (2), reza a tradição católica que não se deve comer carne vermelha. Por isso, muita gente está hoje no Mercado de São Pedro de Niterói para comprar o peixe do almoço e para pesquisar os melhores preços.

Tradicionalmente, a corvina e a anchova têm preços mais em conta. Mas muita gente está levando dourado e namorado pra casa.

Essa tradição de comer peixe hoje segue, mas nem sempre sabe por que. O peixe foi o símbolo adotado pelos primeiros cristãos. Segundo a tradição, foi também o alimento que Jesus dividiu entre o povo faminto. Tem também a questão de não se comer a carne vermelha, porque representa o sangue derramado de Jesus.

Esta é uma tradição que a gente segue e que faz muito bem pra saúde, porque o peixe é um alimento muito rico, porque é uma carne magra, rica em aminoácidos importantes para a formação de proteínas, rica em vitaminas, ferro, cálcio e também em ômega 3 que ajuda a diminuir os ricos de doenças do coração e até de alguns tipos de câncer.

Muita gente deixou para comprar o peixe na última hora, nesta sexta-feira (2), no Mercado São Pedro, em Niterói. Foi difícil até de pesquisar preços, que estavam em alta. “Infelizmente está muito caro“, afirma uma mulher.

Os comerciantes falam que os aumentos variam de 10% a 30%, dependendo do peixe. “O mais baratos são a anchova, o dourado, o namorado e o camarão. Os mais caros são o linguado, o robalo e o cherne”, avisa um comerciante.

A Fundação Getúlio Vargas constatou que os preços dos pescados subiram acima da inflação. “Hoje como é um dia tradicional, tem que levar um peixinho para casa. Tem que fazer um esforço”, diz um homem.

Os cardápios são variados, mas é preciso ficar de olho para levar para casa o peixe fresco. Mas como ter certeza?

“A guelra e as escamas são bem firmes. Os olhos têm que estar brilhante. Veja se ele está te encarando frente a frente. Te olhando com carinho”, brinca um homem.

Médico tira dúvidas sobre o consumo de peixe

O médico Luís Fernando Corrêa esteve no estúdio do RJTV e tirou dúvidas sobre os benefícios do peixe para a saúde.

Ele explicou que a carne do peixe tem proteínas de melhor qualidade do que as da carne vermelha. O médico ressaltou também que a carne do peixe é de mais fácil digestão. Além disso, o peixe tem mais Omega 3, um tipo de gordura especial que protege o coração.

A recomendação é que o peixe esteja no cardápio duas ou três vezes por semana. O médico alertou ainda que o peixe deve ser grelhado ou assado, nunca frito, para manter suas qualidades nutricionais.

Veja todas as dicas do médico no vídeo.


 


 

Nenhum comentário: