Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 30 de abril de 2010

ELEIÇÕES 2010 - @DILMABR: - Mulheres ocupam mais espaço no mercado de trabalho


   
A geração recorde de emprego no Brasil, que marcou os últimos sete anos, beneficiou bastante as mulheres. Dados do Ministério do Trabalho revelam que há 16,2 milhões de mulheres no mercado de trabalho formal, enquanto, em 2002, este número era de 11,4 milhões, um crescimento de 40,9%.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) confirma o aumento da participação feminina no mercado de trabalho. Se, em 1998, 52% das brasileiras com mais de 15 anos estavam ocupadas ou a procura de emprego, dez anos depois, este índice havia subido para 57,6%. No mesmo período, a taxa de participação masculina no mercado de trabalho manteve-se praticamente estável, oscilando de 81% para 80,5%.
“As mulheres vêm ganhando o mercado de trabalho, o que representa um avanço importante, tendo em vista as possibilidades que isso traz para a conquista da autonomia e para a realização pessoal”, diz o estudo divulgado em março deste ano.
O Ipea aponta ainda uma redução da precarização (baixos salários, sem carteira assinada) dos postos ocupados por mulheres no mercado de trabalho. Por outro lado, cresce o grupo de profissionais em posições de “prestígio social e com boas remunerações”.  Segundo o estudo, entre 1998 e 2008, passou de 48,3% para 42,1% a proporção de trabalhadoras em ocupações precárias.
Outro avanço refere-se à aproximação da renda entre homens e mulheres. Em 2002, elas recebiam 62,6% da renda deles. Sete anos mais tarde, porém, a renda feminina subiu para 65,5% da renda masculina. “Além da melhora para todos, houve uma ligeira aproximação entre homens e mulheres”, sustenta o Ipea. 

Nenhum comentário: