Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 29 de abril de 2010

RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO - Convento do Carmo #inforio

   

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Vista do Largo do Carmo em 1818 por Franz Josef Frühbeck (detalhe). À esquerda vê-se o Paço Imperial, com o grande edifício do Convento do Carmo ao fundo. Do lado direito do convento está a torre sineira e a Igreja do Carmo, que nessa época era a Capela Imperial e Catedral da cidade. Mais à direita está a Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

O histórico Convento do Carmo do Rio de Janeiro localiza-se na Praça XV, no centro da cidade. O atual convento situa-se na rua Morais e Vale, 111.

Índice


Histórico

Origens

A história do Convento do Carmo começa com Frei Pedro Viana que, após fundar o Convento do Carmo de Santos, veio com outros carmelitas para o Rio de Janeiro em 1589. Nessa data receberam da Câmara a capela de Nossa Senhora do Ó, localizada perto da praia, que converteram em capela da Ordem do Carmo. Em 1611 receberam o terreno contíguo à capela, no qual começaram a construir o convento a partir de 1619. O convento teve de ser reformado algumas vezes na época colonial. A partir de 1761 a capela da ordem foi reconstruída (veja Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo).


Vista atual do Convento do Carmo. Um moderno edifício revestido de janelas de vidro escuro foi construído logo atrás do convento colonial.

Família Real

Em 1808, com a chegada do Príncipe-Regente Dom João VI e da corte portuguesa, o Convento do Carmo foi confiscado e aí foi alojada a Maria I de Portugal. No convento também se instalou o Real Gabinete de Física e o depósito do Palácio. Em 1810 instalou-se a Real Biblioteca no terreno do convento, num edifício pertencente à Ordem Terceira do Carmo. Os livros da biblioteca, vindos de Portugal, foram o embrião da Biblioteca Nacional do Brasil.
Um passadiço foi construído ligando o convento ao Paço Imperial, que nessa época passou a ser um Palácio Real. A igreja do convento foi transformada em Capela Real e Catedral. Entre 1840 e 1896 o convento abrigou o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

O edifício hoje

Em 1906 a fachada do convento foi redecorada em estilo eclético, alterações que foram retiradas em 1960, quando o edifício foi restaurado e tombado pelo IPHAN. Atualmente o velho edifício do convento é parte da Universidade Cândido Mendes (UCAM), que construiu uma enorme torre de escritórios no centro do terreno.

Arquitetura

O Convento do Carmo foi um dos maiores edifícios da cidade colonial, mas seu valor histórico é maior que o artístico. O convento tem a particularidade nunca ter tido um claustro, diferentemente dos modelos conventuais tradicionais. Os dois primeiros andares, com janelas muito espaçadas, são mais antigos, enquanto o terceiro andar foi construído na segunda metade do século XVIII e possui janelas de verga superior curva. A fachada posteiror tem uma série de contrafortes, provavelmente construídos na mesma época em que se fez o passadiço (já demolido) que ligava o convento ao Paço Imperial. A abertura da rua do Cano, atual rua Sete de Setembro, entre o convento e a Igreja do Carmo, destruiu parte da fachada lateral do convento.

Os carmelitas hoje

Entre 1808 e 1810, os carmelitas moraram provisoriamente no convento de Nossa Senhora de Oliveira, à rua dos Barbonos (forma como eram designados os frades franciscanos capuchinhos, ainda hoje referidos como "barbadinhos" por, outrora, não rasparem o rosto, nem apararem as barbas, moradores originais deste convento,) atual rua Evaristo da Veiga. Em 1810 receberam, por doação do bispo Dom José Caetano da Silva Coutinho, com a anuência do Príncipe Regente, como forma de compensação pela perda do tradicional Convento do Carmo, o antigo seminário com capela anexa de Nossa Senhora da Lapa do Desterro. A igreja passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo da Lapa. No dia 14 de setembro de 1958, um incêndio destruiu o convento, com todo seu recheio artístico, e foi demolido, substituindo-o um edifício moderno. O novo Convento do Carmo do Rio de Janeiro está situado na rua Moraes e Vale, 111.

Ver também

Rua da Alfândega http://apatrulhadalama.blogspot.com/2010/04/ruas-igrejas-e-monumentos-do-rio-de_26.html
Rua Álvaro Chaves http://apatrulhadalama.blogspot.com/2010/04/ruas-igrejas-e-monumentos-do-rio-de_27.html
Rua dos Arcos http://apatrulhadalama.blogspot.com/2010/04/ruas-igrejas-e-monumentos-do-rio-de_8370.html 

Nenhum comentário: