Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 21 de abril de 2010

GOVERNO LULA/RIO DE JANEIRO - Rio tem 55 mil servidores federais a mais que Brasília


O Rio de Janeiro, Estado que abrigava a capital federal, ainda é o Estado com o maior número de servidores civis ativos da União, com 55 mil servidores a mais que Brasília, segundo o jornal Folha de S.Paulo. O Ministério do Planejamento informa que o número de servidores federais civis do Executivo, em janeiro, indica 114.739 lotados no Rio, contra 61.698 no Distrito Federal. Durante o governo Lula, o número de funcionários federais cresceu 18%, devido aos concursos públicos e à reintegração de 2.396 servidores demitidos no governo Collor, entre 1990 e 1992.
Nos últimos anos, o Rio de Janeiro recebeu três agências reguladoras federais, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine). A ANP emprega 566 funcionários. A estatística não inclui os empregados de autarquias, as estatais controladas pela União nem os militares. Apenas a Petrobras possui 16 mil funcionários no Rio de Janeiro. As demais estatais, de acordo com o jornal, somam quase 30 mil funcionários. O Rio de Janeiro é o Estado com maior número de servidores federais nas áreas da saúde (46,8 mil) e educação (29,8 mil). Mais da metade dos funcionários do Ministério da Cultura - 55% - também estão no Rio de Janeiro, segundo o levantamento, devido aos seis museus que existem na cidade.

 


 

Nenhum comentário: