Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 27 de abril de 2010

RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO - Rua Álvaro Chaves #inforio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A rua Álvaro Chaves é um logradouro da cidade do Rio de Janeiro. Homenagem ao político Álvaro Chaves*, nela se situa a sede do Fluminense Football Club, um dos mais tradicionais clubes de futebol do Brasil. Nesse mesmo endereço, é localizado o Estádio das Laranjeiras, pertencente ao Fluminense Football Club, um dos primeiros estádios do país.


Estádio das Laranjeiras - 1919


Clube



Álvaro Chaves (Pelotas, 13 de setembro de 1863 — Pelotas, 13 de maio de 1888 foi um político brasileiro.
Republicano e abolicionista foi um dos fundadores do Partido Republicano Riograndense.
   
FLUMANIA - A História do Fluminense - A Sede atual - Álvaro Chaves - Parte I 
 
A atual sede do Fluminense Football Club fica localizada na Rua Álvaro Chaves número, 41 – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ – Brasil; CEP 222231-200, telefone ( 021 2553-7240 e Fax 2553-2898.
A sede assim como seu campo são obras de 1918, quando o Brasil foi indicado como sede do Sul Americano e não tinha um campo para promover o certame. O F.F.C. assumiu a responsabilidade e, através de Arnaldo Guinle, com a ajuda de um empréstimo realizado junto ao Banco do Brasil as obras começaram.
O projeto de autoria de Hypolito Pujol começou a ser trabalhado e a antiga sede e campo começaram a desaparecer. A já famosa arquibancada de madeira coberta de zinco foi adquirida pelo Esporte Clube Recife e o local foi se transformando. O sonho tricolor não era apenas a construção de um estádio, mas sim erguer uma das maiores sedes do brasil. Desta forma, foi instituído um "livro de ouro" na tentativa de se obter recursos para a compra de várias casas na antiga Rua Retiro da Guanabara e na Rua Guanabara.
O sucesso da iniciativa foi muito grande e a Praça de Esportes tricolor crescia a cada dia. Devido a epidemia de gripe de 1918, o Sul Americano foi adiado para o ano seguinte, fornecendo aos dirigentes tricolores mais tempo para o trabalho.
Em 21 de janeiro de 1919, o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde benzia as novas instalações, participando da festa de entrega da piscina aos associados.
Em 11 de maio de 1919, o Estádio de Álvaro Chaves era inaugurado com a partida entre Brasil e Chile. Era o primeiro estádio construído no Brasil para grandes espetáculos. Sua capacidade era de 18 mil espectadores. O Brasil venceu a partida por 6 x 0 e ao final do Sul Americano, em decisão contra o Uruguai nosso país conquistava seu primeiro título internacional.
Em 18 de novembro de 1920, a nova sede foi inaugurada e Arnaldo Guinle recebia grandes homenagens.
Nossa sede antes das mudanças nas entradas

Nossa magestosa sede em foto de 2004

Entrada geral da sede, nos dias de hoje

Entrada principal da sede social e escadaria do salão nobre

Os vitrais de nosso Salão Nobre

Os vitrais de nosso Salão Nobre em detalhes I
Os vitrais de nosso Salão Nobre em detalhes II
Salão nobre com seu imponente lustre

Tribuna da galeria do salão nobre

Detalhes do teto do salão

Em 1922, o Fluminense foi mais uma vez lembrado e no Centenário da Independência do Brasil, com o auxílio do governo, que escolheu o clube para as competições, começaram as obras de ampliação. Foram construídos o ginásio, a pista de atletismo, o stand de tiro, as quadras de tênis além de melhorias no estádio. Agora o Estádio de Álvaro Chaves passava a ter capacidade de receber aproximadamente 20 mil torcedores, sendo mais uma vez conseguido um título internacional para o Brasil em terras tricolores.
Em 1961, após 2 anos de entendimentos iniciados com a Prefeitura do antigo Distrito Federal e, posteriormente com o Governo do então Estado da Guanabara, o Fluminense teve parte de seu terreno desapropriado pela Sursan, em uma faixa de terreno situada na Rua Pinheiro Machado.
O Fluminense Football Club, pela desapropriação de uma área de 1.084,95 metros quadrados, recebeu a quantia em dinheiro de Cr$ 49.703.000,00 e mais as áreas remanescentes dos terrenos da esquina das Ruas Álvaro Chaves e Pinheiro Machado, no valor de Cr$ 31.355.000,00.
O Fluminense prestava novamente à cidade mais um serviço, embora com o sacrifício de seu próprio patrimônio.
Imagem da arquibancada vista da R. Pinheiro Machado ( 1961 )
Início da demolição pela Sursan (1961).

Hoje em dia, a capacidade do estádio apresenta-se reduzida para 8 mil torcedores e o campo mede 72 x 105 metros. Tal redução deveu-se a desapropriação e ao necessário crescimento do bairro de Laranjeiras.
Na foto abaixo observamos que toda a parte da arquibancada anteriormente existente do lado da Rua Pinheiro Machado ( ao fundo ) foi demolida, possibilitando desta forma o escoamento do trânsito do túnel Santa Bárbara.
Observa-se também o grande crescimento do bairro ao redor do estádio.

Nosso Estádio, com parte do anel demolido para a duplicação da Rua Pinheiro Machado

Placa comemorativa em nosso estádio que a partir de 25 de julho de 2004 passou a ser chamado - Estádio Manoel Schwartz - em homenagem ao grande ex-Presidente

Na tribuna do honra do estádio existe uma placa comemorativa, datada de 21 de julho de 1989, quando eram comemorados os 87 anos de fundação do clube, os 70 anos de inauguração do estádio, os 40 anos da posse da Taça Olímpica e os 80 anos do tetracampeonato carioca de futebol.

A placa comemorativa

Dia 11 de maio de 2009, noventa anos da inauguração do Estádio das Lararanjeiras (Presidente Manoel Schwartz)
No dia 11 de maio de 2009, o estádio das Laranjeiras completou 90 de história e, por isso, ganhou da torcida tricolor uma faixa em sua homenagem com os dizeres 'Aqui nasceu o futebol do Brasil'. Em 11 de maio de 1919, a seleção brasileira estreava no Sul-Americano, jogando na sede do Fluminense, com vitória arrasadora sobre o Chile, por 6 a 0. O estádio foi o primeiro a ser construído para receber grande público: a capacidade era para 15 mil pessoas. Friedenreich marcou três gols na vitória dos brasileiros. Na final, foi campeão sobre o Uruguai.




No interior do prédio principal da sede social fica localizado nosso tesouro e motivo de nosso maior orgulho. A maravilhosa sala de troféus Afonso Teixeira de Castro.
A entrada da sala de troféus do Fluminense Football Club

Nela existem catalogados mais de 2.030 troféus e 1.020 taças num total de aproximadamente 7 mil objetos de todas as modalidades esportivas. Abaixo podemos ver algumas fotos de nossa sala de troféus em diversos ângulos.

Para que os tricolores de todo o Brasil tenham noção de nossa grandiosidade como clube, principalmente aqueles que não conhecem nossa sede, na sequência de fotos que apresentamos poderemos ver os diversos setores do clube.

O Parque Aquático Jorge Frias de Paula
Vista geral do Parque em foto tirada da arquibancada


A piscina de saltos ornamentais

A piscina olímpica

A mirim e a infantil

A olímpica em toda sua extensão

O Ginásio João Coelho Netto

Vista geral do velho ginásio


A entrada do ginásio


Vista interior

Treinamento da equipe infantil de volei

O ginásio João Coelho Netto, que já foi palco de tantas glórias nos esportes amadores, brevemente será alvo de reformas, e desta forma estará adaptado às necessidades dos esportes disputados em quadras.
O Stand de tiro ao alvo tricolor
Onde treinam grandes campeões e a equipe olímpica brasileira


A Sede atual - Álvaro Chaves - Parte II
 
Continuando a visita as instalações do Fluminense Football Club, você poderá através de inúmeras fotos, ter a noção da grandiosidade do patrimônio do Tricolor das Laranjeiras.
Vestiários do Estádio e Sala de musculação

A entrada do vestiário, recentemente remodelado


Os banheiros e chuveiros


Os detalhes da decoração, toda tricolor


Os bancos para troca de roupas e uniformes


Ao fundo, a rouparia


Detalhes da sala de musculação


Agora vista por outro ângulo

Outras dependências administrativas e de lazer do clube


Área verde, chamada de "senadinho"


Visão panorâmica do "senadinho"


A conhecida e charmosa Fluboutique


O gostoso, Bar do Fidélis


Nossa biblioteca, alvo de inúmeras pesquisas


Secretaria geral e dependências administrativas


O parquinho, onde a garotada se diverte


Quadra central de tênis, Nelson Vaz Moreira


As quadras de tênis


Bar do tênis, com a academia na parte superior


Bar da piscina, outro point tricolor


As quadras laterais de futsal e volei


Flu-Memória, arquivo de nossa história


Em nossa sede social, whisqueria nota 10


O restaurante da sede social


Visão interna do restaurante


veja tambem

Nenhum comentário: