Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 22 de abril de 2010

CASO ALSTOM - Brasil pedirá quebra de sigilos do caso Alstom no exterior




 
Deu na Folha de S. Paulo

Brasil pedirá quebra de sigilos do caso Alstom no exterior

Solicitação para França e Suíça inclui 19 pessoas e empresas suspeitas de receber propina
Conselheiro do TCE e irmão do presidente do Metrô de SP, que negam ter conta fora do país, estão em lista do Ministério da Justiça

De Mario Cesar Carvalho:

O Ministério da Justiça vai encaminhar nos próximos dias à Suíça e à França pedidos de quebra do sigilo bancário de 19 pessoas e empresas suspeitas de ter recebido propina da Alstom para que a multinacional francesa vencesse concorrências do governo de São Paulo.
Entre os nomes que constam do pedido estão os de Robson Marinho, conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), e o do engenheiro Jorge Fagali Neto, irmão do presidente do Metrô.
Marinho foi chefe da Casa Civil no início do governo de Mário Covas (PSDB), entre 1995 e 1997, quando o então governador, que morreu em 2001, o indicou para o TCE.
A Suíça bloqueou contas atribuídas a Marinho e a Fagali Neto, como a Folha revelou em junho e agosto do ano passado.
Ambos negam ter contas bancárias fora do país. Marinho disse ontem à Folha em entrevista por telefone: "Pode quebrar o sigilo que quiser. Não há contas na Suíça nem na França em meu nome".
O empresário Sabino Indelicato, que foi secretário de Obras quando Robson Marinho foi prefeito de São José dos Campos, também aparece na lista de pedido de quebra de sigilo.
Os investigadores suíços suspeitam que uma empresa de Indelicato, a Acqua Lux, recebeu recursos da Alstom sem prestar os serviços citados no contrato.
Também está na lista o executivo francês Jean-Pierre Courtadon, que ajudou a Alstom a ativar um contrato de R$ 98 milhões com a Eletropaulo em 1998.
Assinante do jornal leia mais em Brasil pedirá quebra de sigilos do caso Alstom no exterior


 

Um comentário:

vera lucia disse...

Tristesa, é tanto "caso" neste país que a gente não sabe qual quer ver esclarecido primeiro, como protestar contra tanta safadeza? esperamos que a justica se faça, enquanto isso o que podemos fazer e divulgar, com certeza a maioria dos brasileiros nem suspeita disso!