Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 30 de abril de 2010

RIO DE JANEIRO / VANDALISMO - Pichadores do Cristo Redentor vão ajudar na limpeza de túnel na zona sul do Rio


   
DIANA BRITO
da Sucursal do Rio


A Prefeitura do Rio vai lançar na manhã desta sexta-feira o programa Anti-pichação na cidade. Para marcar o início da ação, o pórtico de entrada do túnel Novo, em Botafogo, zona sul, será limpo por funcionários da prefeitura e pelos acusados de pichar o Cristo Redentor em meados de abril.
Pichador do Cristo Redentor se entrega à polícia no Rio
Pichador do Cristo se diz arrependido e promete se entregar à polícia
Pichador do Cristo será liberado e deve fazer serviços comunitários
De acordo com a prefeitura, Paulo Souza dos Santos, 28, e Edmar Batista de Carvalho, 24, que já se entregaram à polícia, vão trabalhar na limpeza completa do túnel. Eles confessaram que picharam o monumento do Cristo dias depois do crime.
O prefeito Eduardo Paes também vai apresentar um novo equipamento que será usado na remoção das pichações. Além de sujo, o túnel Novo possui várias manchas pichadas por vândalos.
De acordo com a delegada-titular da DPMA (Delegacia de Proteção do Meio Ambiente) no Rio, Juliana de Amorim, os pichadores foram indiciados por pichação e injúria por preconceito. Sobre formação de quadrilha, a delegada não descarta a hipótese deles integrarem um grupo organizado, mas disse que ainda não há provas.
A pichação está prevista no artigo 65 da lei de crimes ambientais e a pena varia de 6 meses a um ano de prisão, por ser monumento tombado, mais multa a ser definida pela Justiça. Já no caso de injúria, a pena varia de 1 a 3 anos de reclusão e multa. Porém, a delegada disse acreditar que os acusados serão liberados pela Justiça para prestar serviços comunitários.
"Estamos diante de crimes cometidos sem violência ou grave ameaça, dependendo do patamar que for concedido, com certeza vamos ter a substituição dessa pena para prestação de serviços, considerando que se trata de um monumento histórico conhecido mundialmente os acusados poderão vir a prestar serviços de limpeza em outras pichações", justificou a delegada.

Nenhum comentário: