da Efe, em Taipé
O terremoto de 6,4 graus na escala Richter que atingiu o sul de Taiwan na manhã desta quinta (pelo horário local) por enquanto não causou mortes, mas deixou danos materiais.
O terremoto, que aconteceu às 8h20 locais (21h20 de quarta em Brasília), foi seguido de vários abalos secundários de intensidade aproximada de 5 graus, e semeou o pânico no sul de Taiwan, segundo o Centro Sismográfico Nacional da ilha.
O terremoto teve epicentro em uma zona montanhosa perto de Taitung, sudeste da ilha, 33 quilômetros a noroeste de T'ai-tung, e foi sentido principalmente na segunda maior cidade taiwanesa, Kaohsiung, quando começava o dia de trabalho na maioria dos escritórios e estabelecimentos comerciais.
Várias pessoas ficaram presas em elevadores, e aconteceram incêndios no sul da ilha, que também sofreu com problemas nas redes de metrô e trem de alta velocidade, segundo a rede de televisão "TVBS".
O tremor balançou os prédios e causou corte no fornecimento de energia elétrica na capital Taipé.
Os terremotos de mais de 5 graus na escala Richter são frequentes em Taiwan, mas abalos acima de 6 graus são raros.
Um dos piores tremores já registrados em Taiwan aconteceu em setembro de 1999, quando um abalo sísmico de magnitude 7,6 matou mais de 2.400 pessoas e destruiu ou danificou 50 mil edifícios.
Com Folha Online e Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário