Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 17 de janeiro de 2010

16o.Escândalo Brasileiro - CPMI dos Correios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CPMI dos Correios é uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) criada originalmente no Brasil para investigar o escândalo dos Correios. Com o tempo passou a investigar o escândalo do mensalão.

A ementa do pedido para criar a CPI é de autoria do Senador José Agripino.

Ementa: Requerem, nos termos do § 3º do art. 58 da Constituição Federal e na forma do art. 21 do Regimento Interno do Congresso Nacional, a criação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar as causas e conseqüências de denúncias de atos delituosos praticados por agentes públicos nos Correios - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Índice
1 História
2 Composição
3 Reuniões
4 Ver também
5 Ligações externas


História
O estopim da crise surgiu com a revelação da uma fita de vídeo, que mostra o então funcionário dos Correios Maurício Marinho recebendo dinheiro de empresários. No vídeo, o funcionário dos Correios dizia ter autorização do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Quando as investigações se voltaram para relação entre Maurício Marinho e Roberto Jefferson foi que ocorreu a declaração de Roberto Jefferson à Folha de São Paulo a respeito do mensalão, foi a primeira vez em que publicamente o termo foi utilizado.

O relátorio final foi aprovado em 5 de Abril de 2006 com 17 votos favoráveis e 4 votos contrários.

Composição
Fazem parte da CPMI dos Correios os seguintes parlamentares:

Presidente: Senador Delcídio Amaral
Vice-Presidente: Deputado Federal Asdrubal Bentes
Relator: Deputado Osmar Serraglio
Há 16 deputados titulares e 16 deputados suplentes.





Cursos Online 24 Horas



Cursos On-line com Certificado

-

Cursos 24 Horas



2 comentários:

Anônimo disse...

Quem filmou Maurício Marinho e demonstrou toda essa corrupção para o Brasil foi o advogado curitibano Dr Joel Santos Filho.

Anônimo disse...

Quem filmou o Sr. Maurício Marinho e escancarou o câncer da corrpção em Brasília foi o advogado curitibano, Dr. Joel Santos Filho.