Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 12 de junho de 2012

SABOTAGEM NA TAM??? - Avião faz pouso de emergência em Brasília após fogo em banheiros


O avião saiu do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para Belém. A Polícia Federal disse que depois de uma hora de voo, comissários viram fumaça saindo do banheiro traseiro da aeronave.

Gioconda Brasil
Brasília


Passageiros de um Airbus da TAM que decolou do Rio de Janeiro com destino a Belém viveram 40 minutos de apreensão, nesta segunda (11), a cerca de 12 mil metros de altura. O piloto foi obrigado a fazer um pouso de emergência, por causa de um princípio de fogo em dois banheiros da aeronave.

A parada no Aeroporto de Brasília foi uma escala forçada. E um alivio para os passageiros do voo 3420 da TAM.

“Muita gente ficou preocupada. Muita criança. Não teve como não ficar preocupado”, contou Wander Flávio Teixeira, produtor rural.

“A gente só via a tripulação andando de um lado pro outro”, lembrou um homem.

O avião saiu do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, pouco depois das 9h30 para Belém. APolícia Federal disse que depois de uma hora de voo, comissários viram fumaça saindo do banheiro traseiro da aeronave. O fogo estava numa lixeira e foi apagado com extintores de incêndio.

Pouco depois, a tripulação percebeu sinais de fogo em outro banheiro. Dentro, havia papel queimado e um forte cheiro de álcool.

Minutos depois, o comandante avisou que o avião ia descer em Brasília por problemas operacionais. O avião foi periciado por policiais federais.

De acordo com a Polícia Federal, 126 passageiros estavam no voo. Todos foram ouvidos e tiveram a bagagem revistada. A polícia também pegou cópias dos documentos pessoais de todos eles.

Durante todo o dia, os investigadores da Polícia Federal disseram que havia indícios de que a ação teria sido intencional. Na noite de segunda, fontes disseram que a principal suspeita é de que alguém tenha fumado dentro dos banheiros.

Um incêndio provocado por uma ponta de cigarro no banheiro causou um grave acidente aéreo, em 1973.

Um Boeing da Varig que fazia a rota Rio-Paris caiu a poucos quilômetros do Aeroporto de Orly, na França. Ao todo, 122 pessoas morreram. Só um passageiro sobreviveu, além de dez tripulantes.

O desastre levou as autoridades a criar novas medidas de segurança na aviação, como a colocação de avisos proibindo o fumo nos banheiros das aeronaves.

No incidente de segunda, a policia não apontou suspeitos.

“Se tiver um culpado, se realmente foi algo proposital a gente chega no autor, isso é certeza, isso é fato”, afirmou o agente da Polícia Federal Clélio Rebouças.

A TAM informou que deu toda a assistência necessária aos passageiros, e que eles seguiram viagem em outro avião, no meio da tarde.

Nenhum comentário: