Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 6 de abril de 2012

VANDALISMO NO RIO - Fachada da Biblioteca Nacional é alvo da ação de pichadores

Fachada da Biblioteca Nacional é alvo da ação de pichadores
No Aterro do Flamengo, sede da Rio +20, placa de sinalização também sofre com vandalismo
Leonardo Gorges e Marcello Corrêa, com os leitores Saulo Dutra de Andrade e Marcos Aurélio Bassolli Alves

Prédio histórico do Centro sofre com a ação de vândalos
Foto do leitor Saulo Dutra de Andrade

RIO
- Um dos patrimônios históricos mais importantes do Rio, o prédio da Biblioteca Nacional não escapou da ação de vândalos, que picharam parte da fachada do edifício inaugurado no início do século passado, no Centro. A ação, registrada pelo leitor Saulo Dutra de Andrade, mostra pichações, algumas delas com referências a torcidas organizadas.

Segundo a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), Catherine Gallois, a limpeza só pode ser feita por mão de obra especializada para evitar danos ao edifício e deve ser executada o mais breve possível, a fim de evitar que as ações de vândalos continuem.

- O que mais inibe os vândalos é manter os locais limpos, já que muitas vezes a continuidade das pichações se dá por outros grupos para responder ao que já foi feito - diz a arquiteta.

Para o leitor, os responsáveis pelos atos de vandalismo precisam ser punidos.
“Quem vai pôr fim a esse tipo de agressão escancarada ao nosso patrimônio cultural e artístico? Prefeitura ou Estado? Quem vai identificar e levar à Justiça esses criminosos noturnos?”, indaga ele no relato que fez ao Eu-Repórter.

Segundo a Fundação Biblioteca Nacional, uma licitação está aberta para realizar os reparos na fachada e nova pintura. Por meio de nota, a fundação acrescenta que estão sendo mantidas negociações com outras instituições da região da Cinelândia para se criar um cinturão cultural. O objetivo é estimular um maior aproveitamento do local, o que coibiria a ação dos vândalos.

“Acreditamos que esta ocupação gerará um maior cuidado com o patrimônio, assim como uma maior conscientização da população”, diz o documento.

Aterro do Flamengo e igrejas históricas também sofrem com vandalismo
No Parque do Flamengo, uma das sedes da conferência Rio +20 em junho, uma placa de sinalização também foi alvo de vandalismo. O flagrante foi feito pelo leitor Marcos Aurélio Bassolli Alves, que reclamou da falta de conservação do local.

“Sou um frequentador do parque. Ando de um extremo ao outro, todo dia, e esse tipo de problema é recorrente. Aquela placa é belíssima, no formato do parque, mas, infelizmente, está malconservada”, relatou o leitor ao Eu-Repórter.

O local é administrado pela Fundação Parques e Jardins, que prometeu solicitar a limpeza da placa à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos até a próxima segunda-feira (9).

Em março, leitores denunciaram que quatro igrejas cariocas, três delas tombadas pelo Iphan, também sofreram com a ação de pichadores. Naquele caso, a remoção seria ainda mais difícil pois as pichações foram feitas em pedras.

Segundo a arquiteta Catherine, neste caso, “pode parecer contraditório, mas quanto mais as pedras são limpas, mais elas se desgastam.” A limpeza pode ser agressiva devido aos produtos químicos que são utilizados.



Fonte O Globo Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/eu-reporter/fachada-da-biblioteca-nacional-alvo-da-acao-de-pichadores-4505184#ixzz1rFmMpXwO

Nenhum comentário: