Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 10 de dezembro de 2011

MINHA CASA, MINHA VIDA - Manifestantes protestam contra a demora na entrega de apartamentos em Santa Cruz

Grupo está morando em alojamentos e diz que já sofre problemas de saúde
Taís Mendes

Moradores da comunidade Serra do Sol protestam em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio Pablo Jacob / O Globo

RIO - Cerca de 200 pessoas cadastradas para morar no condomínio Aveiro, empreendimento do projeto Minha Casa, Minha Vida, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, fizeram um protesto em frente à unidade habitacional, na manhã desta sexta-feira, para reclamar da demora na transferência das famílias para os novos apartamentos.

Os manifestantes são oriundos de uma invasão na Avenida Brasil e foram transferidos em abril de 2010 para alojamentos próximos ao condomínio, na entrada da Estrada da Vale Sul. O grupo reclama que 469 famílias - incluindo 280 crianças - estão vivendo há um ano e oito meses em condições precárias de saneamento básico e denuncia que muitos deles já apresentam problemas de saúde.

Ainda de acordo com os moradores, a transferência para os novos apartamentos deveria ter sido feita no mês de abril. Os manifestantes ameaçaram ficar acampados na porta do empreendimento, mas desistiram da ideia após reunião com o gerente de integração social da Secretaria municipal de Habitação, Márcio Rodrigues. Eles conversaram e ficou acertado que uma comissão será recebida na segunda-feira, às 14h, para esclarecer o porque do atraso na enrega dos novos apartamentos. Também na segunda, técnicos da secretaria irão ao alojamento onde as famílias vivem provisoriamente para resolver os problemas denunciados e fazer obras emergenciais. Segundo a secretaria, a partir de 18 de dezembro e até o fim de janeiro já serão 6.600 unidades entregues no Rio, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
De acordo com a Secretaria de Habitação, os manifestantes fazem parte da comunidade Terra do Sol, e as famílias serão transferida para o condomínio Aveiro na primeira quinzena de janeiro. A mudança não foi feita ainda porque houve um atraso de seis meses nas obras.
A secretaria informa ainda que o processo está em fase de finalização dos documentos para entrega do habite-se. O órgão esclarece também que serão transferidas para o empreendimento um total de 388 famílias cadastradas na época da retirada dos invasores da comunidade erguida nas margens da Avenida Brasil. Outras famílias poderão até ser incluídas no projeto Minha Casa, Minha Vida no futuro, mas, em janeiro, serão atendidas apenas as famílias já cadastradas

Nenhum comentário: