Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

#ForaLupi - Movimentos de combate à corrupção defendem saída de Lupi

Faxina é vista como farsa após pedido de informações de Dilma à Comissão de Ética
Bruno Góes
André de Souza
Marcio Allemand


Empresária Cristine Maza acusa presidente de realizar uma "falsa" faxina Marco Antônio Cavalcanti / O Globo
RIO e BRASÍLIA - Representantes de organizações anticorrupção criticaram nesta quinta-feira a demora da presidente Dilma Rousseff em demitir o ministro do trabalho, Carlos Lupi. Após a Comissão de Ética da Presidência recomendar sua exoneração, Dilma pediu mais informações sobre os motivos da sugestão. A empresária Cristine Maza, uma das organizadoras do movimento "Todos Juntos Contra a Corrupção", disse que a faxina atribuída à presidente é uma farsa e o fato dela não acatar a decisão da comissão, uma vergonha.

- O que começou de um jeito está terminando de outro. Se até a Comissão de Ética já recomendou a demissão do Lupi, por que ela precisa esperar até janeiro? - questiona a empresária.

Veja também
Veja vídeo
Comissão de Ética deixa Dilma em situação delicada
Gurgel defende recomendação da Comissão de Ética sobre Lupi
Entenda a crise que atinge o Ministério do Trabalho
Dilma pede à Comissão de Ética informações sobre Lupi
Comissão de Ética da Presidência recomenda demissão de Lupi
Dilma poderia ser mais radical na faxina, diz ‘Economist’


Cristine diz estar desconfiada que o ministro do Trabalho tem alguma carta na manga e que por isso ainda não foi demitido do cargo.

- Nada justifica que ele continue no Ministério do Trabalho. Ele deveria ter sido demitido logo após cair em contradição. Fico até com medo de qual vai ser a próxima bomba ou escândalo envolvendo os ministros deste governo - desabafou.

Marcelo Medeiros, representante do movimento 31 de julho - um dos que apoiou a realização de atos contra a corrupção na Cinelândia - diz que a presidente perdeu o "tempo" ao não demitir o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

- Ela deveria ter demitido quando a Comissão de Ética pediu. Agora ela está em uma saia-justa. Se não demitir, desmoraliza completamente o Comissão de Ética, que agiu corretamente. Se ela resolve demiti-lo, também vai ser pressionada por ter tomado uma decisão tardia - disse.

Marcelo também falou sobre as declarações de Lupi, que já o levaram a ser chamado de "fanfarrão" por parlamentares:

- As declarações dele são um dos tristes momentos do cenário político. Quando foi pego mentindo, disse que não tinha "memória absoluta". Uma piada, uma desculpa ridícula. Ele teve um comportamento que, de forma alguma, estava à altura de um ministro de Estado.

O economista e estudante de ciência política Leonardo Oliveira também criticou o comportamento do ministro Carlos Lupi de resistir ao cargo. Oliveira faz parte do projeto "Adote um distrital", que propõe fiscalizar os atos da Câmara Legislativa do DF e é uma das entidades que compõem o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

- O PDT deveria pedir sua demissão e ele próprio (Lupi) também - afirma Oliveira, que critica ainda a prática da "porteira fechada" nos ministérios:

- Eu fico mais indignado é com um ministério ser de um partido, porque não é só o Lupi que teve o nome envolvido em denúncias. É um barco e Lupi é o capitão.

Daniel Oliveira vê na presidente disposição para combater a corrupção, mas acredita que Dilma esbarra em problemas culturais da sociedade brasileira - que seria tolerante à corrupção - e no próprio PDT.

- Eu acho que, da parte dela, ela está interessada, mas sozinha não vai conseguir.

Fonte O Globo Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/movimentos-de-combate-corrupcao-defendem-saida-de-lupi-3365505#ixzz1fKBXWOkG



    

Nenhum comentário: