Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

BANDALHA E EXTORSÃO NO RIO - Na porta do Hospital da PM, o pátio da bandalha (@ordem_publica)

Carros estacionados irregularmente não respeitam nem vaga de ambulância, perto da sede da prefeitura
Flávia Milhorance


Um flanelinha atua livremente na Avenida Salvador de Sá, em frente ao Hospital Central da Polícia Militar Márcia Foletto / O Globo

RIO - Os arredores do Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio, parecem uma área fora da lei. A desordem ali prevalece, com carros estacionados irregularmente por todo lado. Na Avenida Salvador de Sá, em frente ao hospital, uma placa de estacionamento proibido não inibe motoristas. Além disso, veículos enfileirados sobre as calçadas disputam espaço com os pedestres. Repórteres do GLOBO flagraram na quarta-feira um flanelinha atuando livremente no local, apesar de carros da polícia estarem sempre circulando por ali. A desordem é tão grande que os motoristas não respeitam nem a vaga destinada a ambulâncias na Rua Néri Pinheiro.

— É um desrespeito. E é sempre assim — afirma a aposentada Denise Morais.

O desrespeito à ordem pública acontece a cerca de 500 metros da sede da prefeitura do Rio de Janeiro, onde está instalada a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop). Com um pouco de disposição, fiscais da secretaria poderiam flagrar as irregularidades após uma caminhada de apenas cinco minutos.

Na Avenida Salvador de Sá, entre as ruas Néri Pinheiro e Correia Vasques, as calçadas estavam na quarta-feira tomadas por veículos. Pedestres precisavam se espremer no espaço que sobrava. Havia ainda duas vans com as rodas na calçada. Ao verem a equipe de reportagem, os motoristas retiraram os veículos.

A bandalha continuava com um caminhão de bebidas e uma limusine rosa estacionados sobre a calçada, junto a uma placa indicando que ali é ponto de ônibus. A mesma limusine, placa GXP-5391, que costuma ser alugada para eventos, já foi alvo de reportagem do GLOBO há um mês, quando o Detran informou que o veículo tinha irregularidades: ele estava sem o licenciamento de 2011 e o dono não havia informado ao órgão a troca da cor, de preta para rosa. O proprietário também havia esquecido de informar que havia transformado uma Blazer na limusine. De acordo com o Detran, esses problemas ainda não foram resolvidos.

Apesar do aparente abandono, a Secretaria Especial de Ordem Pública garante que a área não está livre da fiscalização de agentes do órgão e de guardas municipais. De acordo com a Seop, operações são feitas diariamente em vários pontos da região.

A secretaria informou ainda que, entre os dias 1 de novembro e 7 deste mês, 42 veículos foram multados e outros 20 rebocados por estacionamento irregular na Salvador Sá e na Néri Pinheiro. A Seop ressaltou também, por nota, que "a fiscalização da prefeitura existe, mas o cidadão deve fazer sua parte, estacionando seu veículo de forma regular"

fONTE O GLOBO Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/na-porta-do-hospital-da-pm-patio-da-bandalha-3404599#ixzz1fw1874Ub

Nenhum comentário: