Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FRAUDE NA COHAB - Polícia apura envolvimento de prefeita de Ribeirão Preto em fraude

Por ARARIPE CASTILHO

A Polícia Civil de Ribeirão Preto (SP) investiga se a prefeita Dárcy Vera (PSD) está envolvida num suposto esquema de fraude na distribuição de casas populares por meio da Cohap-RP (Companhia Habitacional Regional da cidade).

A acusação contra Dárcy foi feita pela suspeita de estelionato por "vender" essas casas a Marta Aparecida Mobiglia, 45.

De olho em 2012, prefeita de Ribeirão Preto retoma ações populares

Ela afirmou nesta quarta-feira à polícia que entregava dinheiro referente à comercialização das residências para um mensageiro da prefeita.

Silva Junior/Folhapress

Dárcy Vera, prefeita de Ribeirão Preto, nega envolvimento em suposta fraude

Dárcy negou as acusações e convocou uma entrevista coletiva para se defender no final da tarde desta quarta-feira. 

 Marta é uma das investigadas por prometer, mediante pagamento de até R$ 3.000, que era capaz de "furar" o sorteio das casas do conjunto Paulo Gomes Romeu, construído pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de SP).

A Cohab-RP era responsável por fazer o cadastro das pessoas interessadas e organizar os sorteios.

Segundo a advogada de Marta, Máira Ferreira Teles, sua cliente disse à polícia que documentos e todo o dinheiro arrecadado com a fraude eram entregues a um motoqueiro, que seria um mensageiro de Dárcy.

"Ela afirmou que o contato [com a Dárcy] foi por meio da irmã da prefeita [Marli Vera, conhecida como Chaveirinho]", disse Teles.

DENÚNCIA 
 O caso começou a ser investigado há uma semana, quando Marta e uma segunda suspeita, Maria Rosa Lopes Ferreira, 57, foram parar na delegacia após denúncia de membros do Conselho Municipal da Habitação e do jornal "A Cidade".

Após a denúncia, a polícia começou a apurar se havia participação de funcionários da Cohab --comandada pelo PMDB em Ribeirão desde que Dárcy assumiu a prefeitura, em 2009.

Além de Marta, o delegado responsável pelo caso, Marcelo Velludo, deve ouvir nesta quinta-feira a segunda suspeita.

Procurado pela Folha, Velludo confirmou ter ouvido o depoimento de Marta, mas não quis comentar o conteúdo das declarações da investigada. 

 "Eu sou o presidente do inquérito e, se esse conteúdo vazou, não foi pelas minhas mãos. O que eu posso dizer é que o depoimento da Marta realmente foi colhido", afirmou sobre o fato de Dárcy já ter recebido as declarações.

OUTRO LADO
No final da tarde, Dárcy chamou os jornalistas para desmentir as afirmações da mulher que a acusou.

A prefeita afirmou nunca ter falado com a investigada e que não é a primeira vez que "usam" seu nome para cometer irregularidades.

Ela disse ainda que está à disposição da polícia para a investigação.

"Sou a maior interessada em que tudo isso seja muito bem investigado e que se descubra a verdade. Estou muito tranquila quanto a isso", afirmou Darcy. 

 Ela concedeu a entrevista diante de uma mesa cheia de fitas de vídeo que ela disse serem as filmagens de todos os sorteios de casas em seu governo.

O presidente da Cohab-RP, Sílvio Martins --ex-vereador do PMDB indicado ao cargo pelo deputado Baleia Rossi--, acompanhou a prefeita durante a coletiva. 

 Ele afirmou que até agora não há indício de prova sobre o envolvimento do poder público no caso.

A assessoria de Dárcy disse que ela soube do depoimento da mulher à polícia por meio de "fontes"

Nenhum comentário: