Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 2 de junho de 2012

ATENÇÃO : LEITE IMPRÓPRIO PARA CONSUMO



Omissão sobre leite impróprio
Defensoria Pública acusa Elegê de tentar “encobrir” problema com o produto. Laudo constatou que há risco de dano à saúde

POR PAMELA OLIVEIRA


Rio - A Defensoria Pública acusa empresa produtora de laticínios de ter tentado encobrir problema com leite desnatado impróprio para o consumo que foi para as prateleiras. Laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) revelou que o lote o CDVM 19:46 do leite Elegê “está impróprio para o consumo e pode causar problemas de saúde”. O caso foi revelado nesta sexta por O DIA.

A perícia foi pedida pela Defensoria Pública, que recebeu dez denúncias de consumidores relatando ardência e queimação na garganta após ingerir o produto. O órgão concluiu que a Elegê sabia que lotes do leite apresentavam alterações como forte gosto de amargo, mas não alertou os consumidores para não consumir o produto.

“O laudo apontou alterações que podem trazer riscos à saúde dos que beberam o leite. A empresa deveria ter alertado aos consumidores, mas houve uma tentativa de encobrir para que isso não causasse um problema na marca e queda de vendas”, afirma o defensor público Fábio Schwartz.

O defensor dará entrada em uma ação civil pública segunda-feira para que a empresa recolha os lotes do produto. Pedirá também que testem outros lotes em laboratório independente.

“Bebi o leite com café. Quando tive certeza que o gosto amargo era do leite, procurei a Elegê. Quero saber o que tinha no leite, mas eles se negam informar”, afirma a microempresária Maura Freire Dantas, 62 anos. “Eles trocaram as caixas de leite e queriam me dar um livro de receita. Mas o que quero é saber o que havia na caixa que bebi”.

Em nota, a empresa Brasil Foods, proprietária da Elegê, informou que “realizou análise laboratorial em amostras dos supostos lotes irregulares” e que “a análise não apontou alteração capaz de causar danos à saúde ou à integridade física dos consumidores”.

Dezenas de consumidores do Rio e de São Paulo relatam no site ‘Reclame Aqui’ queimação e gosto amargo no leite Elegê desnatado. Schwartz orienta os consumidores que consumiram o produto a enviar sua queixa para nudecom@dpge.rj.br.


Fonte Jornal o dia http://odia.ig.com.br/portal/rio/omiss%C3%A3o-sobre-leite-impr%C3%B3prio-1.448093

Nenhum comentário: