Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 15 de abril de 2012

LIXO NO RIO - Pedestres lutam por espaço com lixo e automóveis em via do Centro

Comlurb faz pilhas de lixo na calçada da Rua André Cavalcanti em horário de saída de creches

Leonardo Gorges, com a leitora Denise Martins de Brito


Pedestres não têm espaço para se deslocar em calçada tomada por pilhas feitas pela Comlurb
Foto da leitora Denise Martins de Brito / Eu-Repórter


RIO
- A vida não está fácil para os pedestres na Rua André Cavalcanti, no Centro do Rio. Tendo de dividir espaço com lixo, cadeiras de vendedores ambulantes e carros estacionados em lugar proibido, mães de alunos de três creches e estudantes de uma faculdade localizada no endereço precisam caminhar no asfalto.

O problema, relatado pela leitora Denise Martins de Brito, parece não ter solução. Pelo menos é o que diz a Comlurb. Segundo o órgão, o empilhamento de lixo é comum e feito pelos próprios garis.

“O lixo encontrado na Rua André Cavalcanti é fruto da limpeza das ruas próximas feita pela equipe da Comlurb. É realizada uma puxada do material das ruas próximas onde o caminhão não sobe, ele é colocado ali e depois é totalmente recolhido”, afirma a assessoria da companhia de limpeza.

Denise lembra que os problemas da rua não estão restritos ao lixo na calçada:

“Esta rua é um mar de irregularidades. Há carros estacionados do dois lados da rua, carros abandonados e lixo espalhado pela calçada na hora de entrada e saída das crianças”, relata.

Uma das maiores reclamações é sobre o horário de recolhimento de lixo - às segundas, quartas e sextas, próximo ao meio-dia. Nesta hora, muitos alunos e mães estão no local e precisam disputar espaço com as pilhas de lixo na calçada. A Comlurb, por sua vez, informa que “a equipe pode tentar chegar mais cedo, mas depende do tempo gasto nas ruas anteriores.”

Flagrante de estacionamento irregular
Outra questão que incomoda os pedestres da Rua André Cavalcanti é o estacionamento irregular. Em foto enviada ao Eu-Repórter, a leitora Denise capta o momento em que os carros estacionam do lado proibido da via. Além disso, no lado onde seria permitido estacionar, um caminhão para em cima da calçada.

A Guarda Municipal disse que tem 121 multas registradas em seu sistema aplicadas entre janeiro e março na via. O número, no entanto, pode ser bem maior, já que os guardas utilizam, além dos palmtops que fazem o registro eletrônico, o talonário para aplicar multas. Estas últimas não aparecem na estatística.

As denúncias deste tipo de irregularidades são muito importantes, afirma a Guarda Municipal. As solicitações e denúncias devem ser encaminhadas pela central de Teleatendimento da Prefeitura do Rio, por meio do telefone 1746, que funciona 24h.

Fonte O Globo Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/eu-reporter/pedestres-lutam-por-espaco-com-lixo-automoveis-em-via-do-centro-4638123#ixzz1s6i7mKRS

Nenhum comentário: