Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SEGURANÇA NO RIO - Novo comandante do 12º BPM estava à frente de unidade de onde fugiu o ex-PM Carlãoque chefiava milícia

Publicada em 12/10/2011 às 23h56m

Elenilce Bottari 
RIO - Um dos novos comandantes de batalhões do Rio, cujos nomes foram anunciados nessa quarta-feira, está o coronel Wolney Dias Ferreira, que estava à frente do Batalhão Especial Prisional (BEP) durante a fuga do ex-PM Carlos Ari Ribeiro, o Carlão, no mês passado. Ele assumirá o 12º BPM, em Niterói. Em nota, a Polícia Militar informou que o coronel estava de licença médica quando Carlão,
acusado de ser um dos principais homens da maior milícia da Zona Oeste, fugiu

Ao todo, são 20 os novos comandantes. São os futuros responsáveis por 16 dos 42 batalhões operacionais e 4 dos 12 especiais. Eles foram escolhidos dentro dos critérios anunciados pelo novo comandante geral de Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, que determinou que o processo de nomeação fosse precedido de uma avaliação das fichas disciplinares e judiciárias dos oficiais . Costa Filho assumiu o comando geral da Polícia Militar depois da renúncia do coronel Mário Sérgio Duarte, que saiu desgastado por ter nomeado o tenente coronel Cláudio Luiz Silva de Oliveira, mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, como comandante dos batalhões de São Gonçalo e, posteriormente, da Maré.

Entre as mudanças determinadas pelo comandante-geral, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, está a permanência dos comandantes nos batalhões por um prazo mínimo de um ano. A ideia é permitir que o oficial conheça melhor a área de atuação da unidade, suas peculiaridades e problemas, além de se aproximar mais da tropa e da comunidade. Ainda segundo determinação de Costa Filho, caso sejam bem avaliados, os comandantes poderão ter suas nomeações prolongadas por mais um ano.

LEIA MAIS: Justiça decreta prisão preventiva dos PMs envolvidos em morte da juíza

LEIA MAIS: Oficiais da PM terão desempenho avaliado a cada 6 meses, podendo ir para a reserva

LEIA MAIS: Novo comandante do BEP terá que ficar dois anos, mas poderá escolher para onde ir depois

Os nomes: Confira a lista completa dos novos comandantes

Para o Batalhão de Botafogo, foi escolhido o tenente-coronel, Reynaldo Salvador Lemos; para o Méier, o tenente-coronel PM Ivanir Linhares Fernandes Filho; para São Cristóvão, tenente-coronel PM Ronal Langres Freitas de Santana; para a Tijuca, foi nomeado o tenente-coronel Márcio Oliveira Rocha; para o Batalhão de Niterói, foi escolhido o tenente-coronel Wolney Dias Ferreira.

Já o novo comandante do Batalhão de Caxias é o tenente-coronel Claudio de Lucas Lima. Para o Batalhão de Olaria foi nomeado o tenente-coronel Marcos Vinícius da Silva Mello; para o Batalhão da Ilha do Governador, o tenente-coronel Ezequiel Oliveira de Mendonça; para o Batalhão de Mesquita, o tenente-coronel Marcos Borges Silva, e para o Batalhã de Mesquita, o tenente-coronel Marcelo Pereira Rocha. Assume o comando da Maré, o tenente-coronel Rogério Martins da Silva, que assume o lugar do ex-comandante Cláudio Oliveira.

Para o comando do Batalhão do Leblon, foi escolhido o coronel Álvaro Sérgio Alves de Moura. O novo comandante do Batalhão de Cabo Frio é o coronel Gilmar Barros dos Reis. Para Magé, foi nomeado o tenente-coronel Ricardo Bakr de Souza Faria. Para Itaboraí, o tenente-coronel Wagner Guerci Nunes, enquanto que para o Batalhão de Belford Roxo, foi nomeada a tenente-coronel PM Célia Gonçalves Rodrigues.

Já os novos comandantes dos batalhões especiais são o tenente-coronel Oderlei dos Santos Alves de Souza (Batalhão Rodoviário); o tenente-coronel André Luíz Araujo Vidal (Batalhão Florestal); a tenente-coronel Cláudia de Mello Lovain M. Cardozo (Polícia Montada) e o tenente-coronel Joseli Cândido da Silva (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas).


Fonte O Globo  http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/10/12/novo-comandante-do-12-bpm-estava-frente-de-unidade-de-onde-fugiu-ex-pm-que-chefiava-milicia-925569485.asp#ixzz1aeoFzuFt 

Nenhum comentário: