Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 1 de abril de 2010

SÃO PAULO/ESTRADAS - Motoristas podem rodar pelo trecho do sul do rodoanel a partir desta quinta-feira

Governo prevê redução da caminhões na marginal Pinheiros e avenida dos Bandeirantes
Do R7

Ricardo Trida/Diário do Grande ABC/AE

Foto por Ricardo Trida/Diário do Grande ABC/AE

Motoristas só poderão rodar pelo trecho sul do rodoanel a partir da quinta-feira de acordo com governador José Serra (PSDB)
Os motoristas podem percorrer desde às 6h desta quinta-feira (1º) o trecho sul do rodoanel. Na tarde de quarta-feira (31), funcionários da Dersa - empresa estadual responsável pela obra - terminaram de fazer a sinalização e a limpeza da via. O novo trecho tem 57 km de extensão mais 4,4 km de interligação com a avenida Papa João 23, em Mauá, na Grande São Paulo. Apesar da liberação só ocorrer nesta quinta-feira, o trecho foi inaugurado na terça-feira (30) pelo governador José Serra (PSDB). A antecipação da cerimônia ocorreu porque Serra vai deixar o cargo ainda nesta semana para provavelmente concorrer à Presidência. Ele ressaltou que a obra é importante para todo o Estado de São Paulo e principalmente para a Baixada Santista.
Também durante a inauguração, o secretário de Transportes, Mauro Arce, disse que o impacto do novo trecho no trânsito da capital deve ser sentido já na saída do feriado da Páscoa.  A estimativa da Dersa é que o movimento de veículos pesados caia 43% na marginal Pinheiros e 37% na avenida dos Bandeirantes.
A construção do trecho sul foi iniciada em 28 de maio de 2007 e o custo total do empreendimento foi de R$ 5,03 bilhões. A estimativa é que o trecho receba de 47 mil a 50 mil veículos por dia, sendo que 30% devem ser caminhões.
Só na zona sul
Especialistas ouvidos pela reportagem do R7 informaram que a abertura do trecho sul do rodoanel deve melhorar o trânsito na zona sul de São Paulo, mas não vai resolver o problema em toda a capital paulista. Os consultores defendem outras políticas de transporte para evitar um possível esgotamento da fluidez no trecho sul, que liga a rodovia Régis Bittencourt ao sistema Anchieta-Imigrantes.
Segundo o professor da Escola Politécnica da USP Jaime Waisman, muitos caminhões vão deixar de circular pela marginal Pinheiros, avenida dos Bandeirantes e também pela avenida Roberto Marinho.

- O rodoanel vai ajudar a atenuar alguns problemas de trânsito em determinadas regiões, mas o problema todo [da capital paulista] não tem solução.

Para Waisman, os principais beneficiados serão os moradores da Grande São Paulo, ABC paulista e também de outras cidades que precisam seguir para a Baixada Santista e não terão mais de passar por dentro da capital.


- Uma pessoa, por exemplo, que sai de Campinas para Santos pode economizar de 40 minutos a uma hora se for pelo rodoanel.  O consultor em trânsito Horácio Figueira concorda que haverá um alívio no trânsito na zona sul, mas está preocupado com um possível aumento de veículos no trecho oeste para acessar o sul.

- Pelo que conheço do tramo oeste, o número de usuários já aumentou bastante desde a inauguração. No trecho mais carregado, entre a Castello Branco e a Raposo Tavares, pode haver problemas de congestionamento em alguns horários.

O secretário de Transportes admitiu que haverá aumento do movimento do trecho oeste. Segundo Arce, pelo menos 20% a mais de veículos são esperados.



 

 

Nenhum comentário: