Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Município do Rio de Janeiro inaugura Clínica da Família Dona Zica na Mangueira

A Prefeitura do Rio inaugura, nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, às 9h, a terceira Clínica da Família na cidade. A Clínica Dona Zica faz parte do novo modelo de gestão implantado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) e ficará localizada na Rua João Rodrigues, 43, na Mangueira. A nova unidade vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas, o que representa a cobertura total da região.

O posto contará, inicialmente, com quatro equipes de Saúde da Família, compostas, cada uma, por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e um agente de vigilância em saúde. Além disso, um dentista, um auxiliar e um técnico de saúde bucal também atuarão junto com as equipes. Para este ano, está prevista, ainda, a contratação de mais uma equipe de saúde da família para a comunidade.

Serão oferecidos os serviços de consultas médicas (adulto e pediatria), de enfermagem, de pré-natal e saúde bucal. Exames laboratoriais, teste do pezinho e vacinas também estarão à disposição da população. O tratamento e o acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com tuberculose e hanseníase também estarão disponíveis, o que diminuirá a evolução de doenças mais graves que, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em infartos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiências renais, entre outras complicações.

O novo modelo da SMSDC oferece ao cidadão um atendimento personalizado e tem como foco a atenção primária e a promoção de saúde, além da atuação na prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Além disso, foi ampliado o horário de funcionamento das clínicas da família para segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h. No ano passado, foram inauguradas as clínicas Olímpia Esteves, em Realengo, e Pavão-Pavãozinho, em Copacabana. Até 2012, serão abertas 70 clínicas da família na cidade.

Nenhum comentário: