Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CRIME - Soltar balão é crime; saiba como denunciar


A prática de soltar balões além de ser perigosa, por envolver risco de morte, é um crime previsto no Código Penal, que causa acidentes e pode deixar bairros inteiros sem luz.

Com as festas de fim de ano, a Light, que mantém um programa permanente de manutenção da rede elétrica e das subestações, reforça seu alerta para os perigos que a queda de balões pode provocar nas instalações da companhia, tais como:

- Se o balão cair sobre uma subestação, os danos poderão ser de grande magnitude, tendo como conseqüência a interrupção de energia em uma grande área.

- Se o balão cair sobre os cabos condutores das linhas de transmissão, poderá ocorrer um curto-circuito, que, dependendo de sua intensidade, causará queda destes cabos e incidentes graves, além da interrupção do fornecimento.

- Se o balão cair nas faixas de segurança das linhas de transmissão, é muito grande o risco de acontecer um incêndio, fato este que provocará o desligamento das linhas, além de afetar o meio ambiente.

Em caso de ocorrência com a rede elétrica, a Light deve ser acionada pelo número 0800 0210196 - ligação gratuita (24 horas).

A população também pode ligar para o 190 da polícia militar, o 193 do Corpo de Bombeiros ou 2253-1177.

A atividade de transportar, fabricar, vender ou soltar balões é crime previsto na lei de crimes ambientais, com pena de um a três anos de detenção e multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil por balão.


 


 

Nenhum comentário: