Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 20 de março de 2010

SÃO PAULO/TECNOLOGIA - Evento em São Paulo reúne hackers e estudantes de informática


Foto: Divulgação Zoom Open Hack Day 
teve 700 candidatos interessados em 2010 Open Hack Day teve 700 candidatos interessados em 2010

Bárbara Forte

tecnologia@eband.com.br

Durante os dias 20 e 21 de março, São Paulo recebe a segunda edição de um dos eventos tecnológicos mais conhecidos do mundo. O Yahoo! Open Hack Day reune desenvolvedores e estudantes para criar aplicativos e serviços baseados em plataformas da empresa no período de 24 horas.

O Centro Universitário SENAC de Santo Amaro vai sediar a reunião entre os mais de 200 brasileiros escolhidos para participar do projeto. “O objetivo principal é fazer com que as pessoas se conheçam, esperamos que este seja um evento social, e que os participantes entendam o recado”, afirmou o Diretor de Tecnologia do Yahoo! para a América Latina, Antonio Carlos Silveira. Segundo ele, mais de 700 pessoas se inscreveram, mas as vagas são limitadas.

Ainda de acordo com Silveira, o Brasil é o único a receber o Open Hack Day na América Lática e há diversos motivos para isto. “Em primeiro lugar, o país possui uma das maiores comunidades de programadores e desenvolvedores do mundo. Além disso, mais da metade dos acontecimentos que ocorrem na América Latina se concentram aqui”, diz.

O engenheiro de software Gabriel Gola, de 22 anos, é um dos inscritos deste ano. Segundo ele, esta é uma oportunidade para conhecer pessoas com os mesmos gostos, trocar conhecimentos e aprender. “É um evento bom, pois é diferente de uma balada, onde, se você fala de tecnologia, as pessoas te acham chato. Lá não me sentirei estranho, porque é um ambiente nerd e todos gostam do assunto”, disse.

Os participantes irão desenvolver projetos utilizando os serviços abertos do Yahoo!, que incluem a plataforma de aplicativos YAP, o serviço de APIs públicas YQL, fotos do Flickr e posts do Meme. No entanto, eles também poderão utilizar outros serviços abertos disponíveis na internet para suas criações.

No primeiro dia ainda haverá um ciclo de palestras chamadas de “Tech Talks”, com representantes internacionais que compartilharão informações necessárias para que cada participante comece a desenvolver seus projetos. No dia seguinte, acontecem as apresentações dos projetos e o anúncio dos vencedores, selecionados por um júri a ser divulgado. Será um ganhador por categoria e um geral, com o melhor projeto.

Softwares livres


De acordo com a Free Software Foundation, o programa de código aberto (no inglês, "open-source") pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software assim poder ser distribuída livremente e é acompanhada por uma licença e com a disponibilização do seu código-fonte.

Gola pretende utilizar todas as ferramentas para criar e acredita que o open-source é uma alternativa interessante para o trabalho dentro do Open Hack Day. “O software livre tem crescido bastante no Brasil, a pessoas têm conhecido, incentivado e não pensam mais que os programas devem ser fechados”, afirmou.

Segundo o engenheiro, até iniciativas do governo já mostram a liberdade que se deve ter neste segmento na rede. “O Blog do Planalto, por exemplo, possui o código-fonte aberto e pode ser copiado por qualquer um”, comentou.

 

 

Nenhum comentário: