Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 16 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/GOVERJ/ROYALTIES - Rio se mobiliza e marca manifestação para não perder os royalties


Um protesto está marcado para as 16h desta quarta-feira (17). A concentração será na Igreja da Candelária e depois todos seguirão em passeata pela Avenida Rio Branco até chegar à Cinelândia.


Para o Rio não perder o dinheiro dos royalties do petróleo, uma grande manifestação está marcada para quarta-feira (17) à tarde, no centro da cidade. Outros seis municípios do estado vão vir para dar apoio ao movimento.

Faixas de protesto espalhadas pela cidade e nas ruas as pessoas apoiam a manifestação. “Eu acho bom que as pessoas se manifestem”, diz uma senhora.

O protesto está marcado para as 16h desta quarta-feira (17). A concentração será na Igreja da Candelária e depois todos seguirão em passeata pela Avenida Rio Branco até chegar à Cinelândia.

Governo do estado e prefeituras resolveram se unir para evitar que o Rio de Janeiro perca grande parte de da receita de royalties. Eles são uma espécie de compensação que as companhias exploradoras de petróleo precisam pagar. Hoje a União fica com 40% do total, o restante com os estados e municípios produtores.

Na última quarta-feira (10) na Câmara, os deputados aprovaram uma emenda que muda essa distribuição. Ela já começou a ser discutida no Senado e propõe que os 60% sejam divididos entre todos os estados e municípios brasileiros.

Com as novas regras, o Rio de Janeiro e as cidades produtoras do estado deixariam de receber R$ 7,5 bilhões para ficar com apenas R$ 200 milhões. A possibilidade de redução no orçamento do estado preocupa o Comitê Olímpico Brasileiro. Em nota, o COB afirma que qualquer decisão que afete a capacidade do Rio de janeiro de cumprir obrigações tem impacto negativo na organização dos jogos e representa uma quebra de contrato.

Municípios do interior do estado, que também podem ser afetados com a emenda, prometem mandar representantes para a manifestação de quarta-feira (17). Estão previstas chegadas de ônibus de Macaé, Búzios, Cabo Frio, Campos, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Por causa da manifestação, governo do estado e prefeitura do Rio decretaram ponto facultativo a partir das 15h de quarta-feira (17). As prefeituras de Búzios e Cabo Frio também vão liberar os funcionários, a partir das 12h.

A CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito para o Centro. A partir das 14h, a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, vai ser interditada da Avenida Passos até a Rio Branco. A partir das 15h, a Avenida Rio Branco e suas transversais serão fechadas. 

 

 

Nenhum comentário: