Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 5 de março de 2010

PROJETO FX-2 - Boeing oferece ressarcimento caso não haja transferência de tecnologia dos caças (com vídeo)

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
A americana Boeing ofereceu ao governo brasileiro ressarcimento caso não haja a transferência de tecnologia prometida na proposta para a fabricação de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira).
Segundo o ministro Nelson Jobim (Defesa), foi ofertado o pagamento de 5% do valor da tecnologia não transferida. Ele mostrou-se desconfiado a respeito do seguro proposto pelos concorrentes.
"Por um lado é interessante, por outro demonstra que a própria Boeing não tem segurança de que o governo americano possa garantir, porque há agências e o Congresso. O Congresso tem que aprovar essas transferências, o Congresso lá é muito forte", afirmou Jobim após participar de aula magna na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro.
Questionado se a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu que a proposta americana seja avaliada com mais cuidado, o ministro foi enfático. "Todos pedem, não só ela."
Jobim frisou que a garantia de transferência de tecnologia é um dos pontos fundamentais na avaliação das propostas apresentadas pelos concorrentes --além da Boeing, a sueca Saab e a francesa Dassault.
"A questão básica é a análise que vamos fazer sobre qual das três opções nos dá capacitação nacional com mais integridade. Capacitação nacional acontece com transferência de tecnologia, e a possibilidade de integrar isso na indústria de defesa brasileira", observou.
O ministro reafirmou que o processo está em fase final, e uma definição será divulgada ainda este mês. Ele explicou que o ministério da Defesa está terminando sua análise, e, depois, levará as definições à FAB para que a força militar faça as considerações devidas.
Após essa fase, Jobim apresenta suas considerações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai levar ao Conselho de Defesa. A decisão final, no entanto, caberá a Lula. 

Nenhum comentário: