Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 14 de março de 2010

Política Interna - Mandato trocado por voo mais alto

Vereadores de todo o estado do Rio e prefeito de Nova Iguaçu, recém-eleitos em 2008, se preparam para mais uma disputa

Rio - A promessa é cumprir quatro anos de mandato, mas os políticos não resistem e sempre tentam voos mais altos. Nas próximas eleições, vereadores do Rio de Janeiro recém-eleitos em 2008, vão se candidatar ao Senado, Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa (Alerj). Há ainda os casos de secretários do prefeito Eduardo Paes e do governador Sérgio Cabral que buscarão votos nas urnas e depois pretendem retornar aos cargos no Executivo, em 2011.

Na Câmara carioca, pelo menos sete parlamentares têm o projeto de se eleger a novo posto em outubro. A maior ambição é da vereadora Aspásia Camargo (PV). Eleita há dois anos, a verde agora fará campanha para senadora. Enfrentará fortes adversários, como Marcelo Crivella (PRB), Jorge Picciani (PMDB) e o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM).

“Não vejo mal algum em o indivíduo tentar galgar outros postos através do voto popular, mas alguns querem fazer apenas uma carreira. Muitas vezes o próprio eleitor pune esse tipo de postura”, afirma o cientista político da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antonio Celso Alves Pereira.
O vereador Paulo Pinheiro (PPS) é outro membro da Câmara do Rio que admite concorrer nas próximas eleições a uma vaga na Alerj. Ele apoia o deputado federal Fernando Gabeira (PV) ao governo estadual. “Parte das soluções que proponho para as áreas de Saúde e Transportes estão na alçada estadual. Quero discutir as UPAs, o metrô e as barcas. Mas antes vou reunir meus eleitores e conversar sobre a hipótese”, diz o político, que deverá ser um dos puxadores de votos do PPS junto com o também vereador Stepan Nercessian, que deve concorrer a deputado federal.
Também cotado para tentar vaga na Alerj, o recém-eleito vereador Tio Carlos admite que pode assumir a missão de puxar votos para o DEM, caso não haja um nome melhor no partido. Os 25.382 votos que obteve em 2008 cacifam o parlamentar para a disputa. Fecham a lista de vereadores cariocas que devem disputar as eleições Jorge Pereira (PTdoB), para a Câmara dos Deputados, e Fernando Moraes (PR), para deputado estadual.

Na Baixada, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, é o maior exemplo de mudança no meio do caminho. Reeleito em 2008, ele quer ser senador. “Devo me desincompatibilizar da prefeitura em abril”, afirmou.


 

 

Nenhum comentário: