Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 23 de março de 2010

GOVERNO LULA/EDUCAÇÃO - MEC determina suspensão de oferta integrada de cursos superiores da Uniban

Colaboração para a Folha Online
Em despacho publicado na segunda-feira (22) no "Diário Oficial da União", a Sesu/MEC (Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação) determinou que a Uniban (Universidade Bandeirante) suspenda imediatamente a oferta integrada de cursos superiores em qualquer área ou modalidade, incluindo sua publicação publicitária em qualquer meio. Os cursos integrados unem graduação, pós-graduação e sequencial (curso superior de curta duração, normalmente de 2 anos).
De acordo com a Sesu, o modelo de ensino adotado pela universidade é irregular. A Uniban oferece curso sequenciado de apenas dois a três anos de duração, com oferta de diploma superior, diploma de graduação e título de especialização no último ano da graduação para quem cursa a pós latu senso.
Os cursos sequenciais oferecidos pela universidade não estão de acordo com as normas do MEC, relativas ao ingresso e ao aproveitamento de estudos, em sede de graduação, de aluno diplomados em cursos sequenciais. A oferta contraria as disposições legais acerca da exigência de informações pertinentes às condições dos cursos superiores e pode representar prejuízo à formação de qualidade dos alunos a ela submetidos.
A universidade deve ainda revisar e individualizar os conteúdos curriculares, as cargas horárias e as formas de ingresso e aproveitamento de estudos de cada um dos cursos, para evitar a redução indevida de conteúdos. Além disso, cada nível de ensino deve ter seu próprio exame de admissão.
A secretaria declarou que os alunos que já ingressaram nos cursos de regime de oferta integrada deve cumprir rigorosamente os conteúdos e as cargas horárias de cada um dos níveis de formação superior.
A Uniban deve adotar as medidas do ministério até o dia 30 de abril.

 

 

Nenhum comentário: