Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 13 de março de 2010

ESPORTE/FUTEBOL - Mano aposta em carinho e apoio do grupo para Ronaldo recuperar o bom futebol


Treinador acredita em trabalho psicológico para o Fenômeno espantar a má fase na temporada. Em seis jogos, atacante marcou somente um gol
Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Ronaldo brinca de 'peteleco' no treino

A temporada 2010 está muito distante do que Ronaldo imaginava para um ano de centenário do Corinthians, Taça Libertadores e Copa do Mundo. Com o craque tendo marcado apenas um gol em seis jogos e apresentando um futebol muito inferior a 2009, o técnico Mano Menezes acredita que o momento é de recuperar a confiança do Fenômeno com muito carinho e apoio.

O treinador, aliás, fez questão de manifestar publicamente o incentivo ao camisa 9. Ele respondia neste sábado a uma pergunta sobre o atual momento vivido por Dentinho (quatro gols nos quatro últimos jogos) quando introduziu o assunto de o grupo se fechar em uma ajuda para o craque subir de produção novamente.

- O Ronaldo é o nome da vez e não vamos deixar de respeitar e apoiar naquilo que pudermos. É assim que se faz. Vamos fazer com ele como fizemos com outros há duas semanas, como tivemos que fazer com Souza, Dentinho, Tcheco, Iarley e até com Felipe, que estava sendo criticado em jogos anteriores e foi extremamente importantes nos dois últimos. Não se protege para passar a mão por cima e, sim, para mostrar que estamos do lado nos momentos mais difíceis – disse.

Mano entende que o momento é de a equipe fazer com que Ronaldo se sinta mais confiante para recuperar o bom futebol. Além disso, entende que as críticas pelo desempenho dele não sejam infundadas, mas ressalta que é praticamente impossível um jogador se manter em alta durante toda a temporada.

- Você pode falar o que quer no futebol e usar todo o histórico. Mas sempre analisamos o momento. De quem se espera muito, se cobra muito. Não achamos que a crítica seja injusta, mas o jogador passa por fases. Quando você não está bem, o grupo entra em ação. Você joga a bola nele, dá apoio. Quando batem, temos que nos unir mais, fazer aquele carinho – acrescentou.

Os questionamentos sobre a condição de Ronaldo ganharam ainda mais força depois da fraca exibição no empate por 1 a 1 contra o Independiente-COL, quarta-feira, em Bogotá, pela Taça Libertadores. Mano admite que o jogador não está na melhor condição física, mas acredita que ele poderá render mais, neste domingo, diante do Santo André, às 19h30m, na Arena Barueri, pelo Paulistão.

- O jogo de quarta tinha uma dificuldade pela altitude mesmo. Se você não está na excelência de sua condição e perde 15 ou 20%, que é o que se perde na altitude, isso significa mais para você do que para outro que está melhor. É um pouco mais difícil para ele jogar sem tanto volume. Ele certamente vai estar melhor amanhã. Ele é um jogador que dá uma resposta muito forte quando esá sendo cobrado – completou.



 


 

Nenhum comentário: