da Reuters
As vendas de veículos novos em março devem seguir avançando no país depois de registrarem em fevereiro o melhor desempenho para o mês da história. O aquecimento será apoiado por antecipação de compras dos consumidores diante do fim da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), afirmou o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Sérgio Reze, nesta quarta-feira.
"Tradicionalmente o mês de março apresenta números maiores que fevereiro e janeiro, além de ser o último mês no qual o setor contará com a redução do IPI", afirmou.
Na véspera, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu em São Paulo que as vendas de veículos em março alcançarão 310 mil unidades. Se confirmado, o número marcará um recorde mensal histórico para a indústria.
Até agora, o mês com maior nível de vendas de veículos da história foi setembro de 2009, quando foram comercializadas 308,7 mil unidades, pouco antes de o governo prorrogar por uma terceira vez, até o fim de março deste ano, o desconto do IPI.
Apesar do forte movimento previsto por Mantega para março, Reze manteve as estimativas da Fenabrave de crescimento de 9,7% nas vendas de automóveis e comerciais leves em 2010, para 3,3 milhões de unidades.
De acordo com a Fenabrave, a retirada dos incentivo fiscal a partir de abril já está embutida na projeção e não deve alterar de forma significativa o crescimento do setor.
"As estimativas de 2010 já contemplam a retomada do IPI, que não criará variações fortes, já que o que importa é o andamento da economia como um todo, que recupera o ritmo de 2008", disse Reze. "Nesse sentido, a volta do IPI não significa algo ruim."
Fevereiro
Em fevereiro, as vendas de veículos, incluindo ônibus e caminhões, subiram 3,58% sobre janeiro e 10,83% sobre o mesmo mês de 2009, para 220.951 unidades. No bimestre, as vendas somam 434.271 unidades, alta de 9,45% sobre igual período de 2009.
Considerando apenas automóveis e comerciais, as vendas no mês passado somaram 211.371 unidades, avanço de 4,77% sobre janeiro e de 10,45% ante fevereiro de 2009.
Até fevereiro, a Fiat continua líder nas vendas de carros e comerciais leves, com fatia de mercado de 22,73%. A GM vem na segunda posição, com 20,92% do mercado, seguida pela Volkswagen com 19,91% e depois a Ford com 11,11%.
A indústria vendeu 9.580 ônibus e caminhões no mês passado, queda de 17,2% na comparação mensal e alta de 19,93% na anual. No primeiro bimestre, esse segmento apurou licenciamentos de 21.149 unidades, alta de 35,12%.
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