Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Falta de câmera e incompatibilidade com alguns sites afetam iPad, da Apple

Publicada em 28/01/2010 às 23h53m
Bruno Rosa, com agências internacionais



RIO - A falta de algumas funcionalidades do novo computador tablet da Apple, o iPad , foi motivo de críticas de analistas do setor. As queixas se concentram na falta de câmera e na incompatibilidade com sites da internet que utilizam o programa Adobe Flash em suas páginas - assim como acontece com o iPhone e o iPod. Apesar disso, espera-se que o produto seja um sucesso de vendas mundo afora. No Brasil, dizem fontes envolvidas no negócio, o produto não deve chegar antes de 2011.

Segundo relatório da Barclays Capital, do banco de investimentos Barclays, o iPad deve vender este ano 2,88 milhões de unidades. Para 2011, espera-se a comercialização de 7,3 milhões de aparelhos. O produto, que será vendido entre US$ 499 e US$ 699, dependendo do tamanho da memória, veio com preço cerca de 25% abaixo do esperado pelo mercado.

Já a revista britânica "The Economist" afirmou que, com o iPad, a Apple quer estabelecer novos parâmetros para três indústrias: mídia, computação, telecomunicações. Isso porque, apesar das críticas ao produto, o histórico de inovações da Apple não pode ser ignorado, o que a torna um forte concorrente. Mas, com relação à mídia, a revista afirma que "algumas empresas de mídia estão morrendo, e uma nova engenhoca não vai salvá-las".
Inicialmente, o iPad será vendido apenas nos EUA, com conexão de redes sem fio (Wi-Fi) e de Terceira Geração (3G). Outro fator apontado por analistas é o baixo preço do pacote de dados de 3G - a ser fornecido pela AT&T, entre US$ 15 e US$ 30 por mês para assinantes pré-pagos, diz o relatório do Barclays. Ben Reitzes, analista do banco, lembrou que os planos 3G custam, em média, US$ 60 mensais.
Porém, não adianta comprar o aparelho nos EUA, pois ele não vai funcionar em outros países num primeiro momento, por falta de rede disponível. Segundo a Apple, não há uma data definida para o iPad funcionar na América Latina. E, apesar de ter sido chamado de "iPhone gigante", o iPad não tem a função de celular.
Segundo o Barclays, a Apple deve lançar nos próximos anos uma nova versão do iPad com câmera, permitindo vídeos e fotos. O banco acredita que, com o novo produto, as vendas de notebooks e do iPod Touch possam ser prejudicadas.
Nos EUA, a Apple deve oferecer o novo produto com outras redes de telefonia a partir de junho. Em seguida, o iPad será comercializado na Europa e no Japão. Os países da América Latina, assim como aconteceu com o iPhone, só devem receber o produto a partir de 2011.
- Em 2010, o produto dificilmente chega ao Brasil. Quando chegar, deverá ter um preço elevado, mas ainda é cedo para fazer projeções, pois pode receber algum tipo de subsídio das operadoras brasileiras - disse uma fonte do setor de telefonia.
Mas a Apple pode enfrentar uma batalha judicial pela marca iPad, afirmou o jornal britânico "Financial Times". A japonesa Fujitsu, de software corporativo, tem desde 2002 um computador de mão com esse nome, usado por seus funcionário

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