Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A escola está fora do que está bombando entre os alunos?

Fotos:Google Imagens A proliferação do conhecimento agora é "horizontal", vem
 de todos os lados.

A proliferação do conhecimento agora é "horizontal", vem de todos os lados.


'A escola não deveria ficar de fora do que está bombando entre os alunos'
Altemir Luiz Dalpiaz
Outro ano letivo está começando e a rotina nas escolas é retomada. Com algumas pouquíssimas e raríssimas exceções, o que vem acontecendo há anos se repetirá, perpetuando uma sina pré-histórica que acompanha a escola desde o início de sua existência.
Giz na lousa, lápis no papel, aulas centralizadas por um professor que disputa a atenção dos estudantes contra celulares e outras tecnologias eletrônicas de comunicação, e na outra ponta, alunos recebendo as informações, sentados, um atrás do outro. As crianças e adolescentes estão à frente do tempo da escola. Enquanto a escola insiste para que um aluno melhore a caligrafia, nossos jovens digitam teclados velozmente.
O silêncio exigido para a aprendizagem rivaliza com a capacidade que os jovens desenvolveram de conseguir , ao mesmo tempo, longe da escola, digitar, ouvir músicas e conversar com outras pessoas.
As escolas públicas, através das secretarias de educação, e os pais, na rede particular, investem boa parte de seus recursos comprando livros didáticos, apostilas, cadernos e outros acessórios. Excluindo os materiais que permitem o livre exercício de criar, todos os outros são dispensáveis.
São materiais descartáveis, dada a rapidez com que as mudanças e transformações ocorrem e são divulgadas. Somando o que se gasta com tudo isso, em três anos, daria tranquilamente e ainda sobraria dinheiro para a compra de um notebook para cada aluno.
Talvez necessitasse de menos, se o projeto de Nicholas Negroponte de vender notebooks por US$ 100 nos países mais pobres, estivesse vigorando aqui no Brasil. Por vários motivos, principalmente políticos, essas novidades não são implantadas. São medidas simples e baratas, como, por exemplo, o uso de um pen-drive que tem capacidade de armazenar todos os livros e apostilas.
Mas pen-drive sem computador não é nada. Um aluno recebendo um notebook, estará recebendo uma herança sem preço. Ele usará seu conhecimento para ensinar, por exemplo, seus pais.
Um equipamento desses, que abre várias janelas para o mundo, poderá apresentar um riquíssimo mundo de novidades aos seus usuários. Aprender é um processo simples, onde o conhecimento é passado para os outros. Educar é oferecer possibilidades e incentivar a pesquisa, o que funciona muito bem, quando o aluno está motivado.
A globalização está colocando todos no mesmo lugar. A proliferação do conhecimento agora é "horizontal", vem de todos os lados. Essa "confusão" de informações colocadas à disposição não pode ficar fora das escolas, pois a escola é um lugar que, teoricamente, prepara as pessoas para o mundo.
Não pode haver preparação se há uma resistência para se conviver com os avanços desse mundo que agora, mais que nunca, pulsa freneticamente na disseminação das informações. A escola não deveria ficar de fora do que está "bombando" entre seus alunos.
Estou falando aqui de medidas extremamente baratas, que, com um pouco de reflexão e esforço, podem revolucionar a nossa velha escola. Quem sabe, quando nossos alunos estiverem voltando para ela, tenham então uma visão do futuro ao alcance das mãos, literalmente.
Edição:  Prof. Christian Messias  | Fonte:  O Globo, 04/02/2010 - Rio de Janeiro RJ

Nenhum comentário: