deu na folha de s.paulo
Comissões sugerem revisão de decisão de Lula que liberou verba para Petrobras
Para restabelecer bloqueio de repasses são necessários dois terços dos votos de deputados e senadores, uma possibilidade remota
Uma semana depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de veto à lei orçamentária, liberar o pagamento de R$ 13,1 bilhões a quatro obras da Petrobras, o Congresso estuda como restabelecer o bloqueio, provocado por indícios de irregularidades graves detectadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
Nota técnica conjunta das comissões de Orçamento da Câmara e do Senado sugere que as obras voltem a ser consideradas irregulares por meio de decreto legislativo, como o "Painel" revelou ontem.
Seria uma forma indireta de derrubar o veto de Lula. A derrubada depende de dois terços dos votos de deputados e senadores, uma possibilidade remota.
Reunidos ontem, os líderes partidários concordaram em votar na semana que vem o veto do presidente Lula. A votação foi uma exigência da oposição ao governo no Congresso, que classificou o veto como "uma falta de ética". DEM, PSDB e PPS ameaçavam não votar mais nada caso o assunto não fosse resolvido logo.
Assinante do jornal leia mais em: Congresso quer manter veto a obras
Nenhum comentário:
Postar um comentário