Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 4 de agosto de 2012

#ELEIÇÕES2012 #RIO - Ibope: Eduardo Paes tem 49% das intenções de voto. Freixo tem...


Marcelo Freixo (PSOL) aparece em segundo lugar, com 8% da preferência


O GLOBO

RIO - O prefeito do Rio e candidato à reeleição pelo PMDB, Eduardo Paes, lidera com folga a primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ibope sobre a corrida eleitoral carioca. No estudo, encomendado pela TV Globo e divulgado nesta sexta-feira, Paes aparece com 49% das intenções de voto; Marcelo Freixo, candidato do PSOL, fica em segundo, com 8%, e Rodrigo Maia, do DEM, aparece em terceiro, com 5% das menções.Feita entre o dia 31 de julho e esta sexta-feira, a pesquisa ouviu 805 pessoas e, com uma margem de erro de três pontos percentuais (para cima ou para baixo), indica ainda que o tucano Otavio Leite tem 3% das intenções de voto, e Aspásia Camargo, do PV, 2%.

Os candidatos Fernando Siqueira, do PPL, e Cyro Garcia, do PSTU, registraram, cada um, 1% das menções, e Antônio Carlos, do PCO, não pontuou. Os votos em branco e nulos somaram 17%, e 14% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder.

Na mesma pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sob o número 00031/ 2012, o Ibope avaliou dois outros pontos. Perguntou aos entrevistados qual dos candidatos à prefeitura do Rio não receberia seu voto e solicitou uma avaliação da administração de Paes à frente da prefeitura.

Maia apareceu como o nome mais rejeitado, com 26% das menções, e Paes, cuja administração foi classificada como “boa” ou “ótima” por 46% das pessoas, ficou em segundo, com 20%.

— Até o dia 1º de setembro, a minha única preocupação é que a avaliação da administração de Paes não melhore — disse Maia, ao comentar o resultado da pesquisa. — A aprovação do governo dele tem que ficar na casa dos 40%, porque isso provocaria um segundo turno.

Com relação ao alto índice de rejeição, Maia foi objetivo:

— Também não me preocupo com isso porque a margem de erro informada na pesquisa nos iguala. Eu e Paes ficaríamos, os dois, com 23%.

Na avaliação sobre o candidato mais rejeitado, 14% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos, e 29% não souberam ou não quiseram responder à pergunta.

Freixo, que teve 9% de rejeição, comentou os resultados da pesquisa do Ibope por meio de uma nota:

“Fico satisfeito com o resultado dessa pesquisa de intenção de voto que não muda de modo algum o que foi identificado pela pesquisa anterior, do Instituto Datafolha. Nossa candidatura permanece em segundo lugar, com um baixo índice de rejeição e outros fatores que nos garantem ampla possibilidade de expansão ao longo da campanha rumo ao segundo turno”.

No dia 21 de julho e usando metodologia diferente, o Datafolha divulgou uma pesquisa em que Paes aparecia com 54% das intenções de voto. Na época, Freixo tinha 10%, e Maia, 6%.

Procurado pela reportagem, Paes preferiu não comentar os resultados.

Nenhum comentário: