Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 1 de abril de 2012

MEIO-AMBIENTE - RESÍDUOS SÓLIDOS



Resíduos sólidos: originários de indústrias, residências, construção civil, escolas, etc

 

Definição

Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).

Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.

Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.

Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

VEJA TAMBEM
RECICLAGEM - O que é ???
RECICLAGEM - DE PAPEL
RECICLAGEM - DE PLÁSTICO
RECICLAGEM - DE METAL
RECICLAGEM - DE VIDRO
RECICLAGEM - MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS
RECICLAGEM - COLETA SELETIVA DE LIXO

Nenhum comentário: