Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BICHEIROS - Dirigentes da Liesa se reúnem para discutir repressão a bicheiros

Ação policial provoca crise entre presidentes das escolas de samba
O Globo
1

O bicheiro Anísio, da Beija Flor, no momento de sua prisão, na semana passada, em CopacabanaThiago Lontra / Extra / O Globo
RIO - A repressão ao jogo do bicho causou uma crise dentro da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), com alguns de seus principais líderes foragidos da Justiça desde a Operação Dedo de Deus, realizada em dezembro, e com o sigilo bancário e fiscal da própria entidade e de seis escolas de samba quebrado, por suspeita de lavagem de dinheiro. Em meio às denúncias, nesta segunda-feira dirigentes das 13 agremiações do Grupo Especial se reuniram, num encontro de emergência. E, embora oficialmente eles tenham afirmado que tratariam apenas de questões relacionadas ao regulamento dos desfiles, nos bastidores do carnaval se comentava que poderiam sair dali retaliações e protestos contra as prisões e investigações sobre os bicheiros ligados às agremiações.

Uma das hipóteses levantadas era que os desfiles do domingo e de segunda-feira de carnaval pudessem ser atrasados, em protesto contra as ações da polícia.

As investigações eram tema das conversas entre os dirigentes das escolas antes da reunião desta segunda-feira, na sede da Liesa, no Centro. Mas eles negavam que o assunto seria tratado no encontro.

— Vim falar de carnaval, não vou misturar as coisas — disse Jorge Castanheira, presidente da Liesa, que também saiu em defesa do bicheiro Aniz Abraão David, o Anísio da Beija-Flor, preso em Bangu 2. — É uma pessoa que faz falta, que vive pelo carnaval e por sua comunidade.

Na saída da reunião, que durou cerca de duas horas e meia, Castanheira voltou a rechaçar as denúncias e a defender a imagem de Anísio como gestor de carnaval. Negou mais uma vez ter tratado de assuntos policiais no encontro e disse que as contas da Liesa estão à disposição para investigação. Na pauta, garantiu o presidente da liga, estavam apenas temas ligados ao regulamento e aos jurados.

Nesta segunda-feira também, a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) divulgou fotos de Anísio. Ele foi preso, na última quarta-feira, por agentes da Corregedoria de Polícia na Rua Joaquim Nabuco, esquina com a Avenida Atlântica, em Copacabana. O bicheiro é um dos integrantes do conselho superior da Liesa, assim como Luiz Pacheco Drumond, o Luizinho Drumond, presidente da Imperatriz Leopoldinense, que está foragido.

Outro foragido é Hélio de Oliveira, o Helinho, presidente da Acadêmicos do Grande Rio e vice-presidente do conselho deliberativo da Liesa. Sem o dirigente, a agremiação foi representada na reunião por seu diretor de carnaval, Milton Perácio. Os presidentes que compareceram negaram a possibilidade haver retaliações no carnaval



Fonte O Globo http://oglobo.globo.com/rio/dirigentes-da-liesa-se-reunem-para-discutir-repressao-bicheiros-3687959#ixzz1jicHTgmw
    

Nenhum comentário: