Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DESABAMENTO NO RIO - 3 Prédios desabam no Centro na noite de quarta-feira

Ainda não há registro de mortos e famílias esperam notícias de desaparecidos 
O Globo
 

Prédio desaba na Avenida Treze de Maio e causa cenário de guerra no Centro
Marcelo Piu / O Globo



Veja tambémVeja galeriaPrédios desabam no Centro do Rio
Entenda como foi o desabamento de prédios no Centro
Vídeo Leitor registra desabamentos no Centro do Rio
Desabamento: especialistas não acreditam em vazamento de gás


RIO - Três prédios do Centro do Rio desabaram na noite de quarta-feira, próximo ao Teatro Municipal. Um deles, o Edifício Liberdade, era localizado na Avenida Treze de Maio 44 e tinha 20 andares, e caiu sobre um outro prédio, de quatro pisos, onde funcionava uma loja que não estava ocupada no momento do desabamento. Já a outra construção - o Edifício Colombo, de 10 andares - ficava localizada na Rua Manoel de Carvalho 16.

As primeiras informações diziam que havia pelo menos 11 mortos sob os escombros. Segundo o grupamento de resgate que trabalha no local, porém haveria uma lista com 20 nomes de possíveis desaparecidos. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a prioridade é o trabalho do corpo de bombeiros no resgate das vítimas, o mesmo Grupamento de Busca e Salvamento que atuou no Morro do Bumba, em, Niterói, em Angra dos Reis e no Haiti.

Em coletiva dada no local, na noite de quarta-feira, ainda não se sabia a causa do acidente. Mas Paes afirmou que a possibilidade de ter sido vazamento de gás é pequena, podendo ter sido um problema estrutural.

Segundo o coordenador da comissão de análise e prevenção e acidentes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetuta (CREA), Luis consensa , havia duas obras no predio de 20 andares, uma no terceiro e outra no nono andar. Ele disse que convocaram especialistas em estrutura para fazer uma avaliação no local e ajudar a descobrir a causa do desabamento, ainda desconhecida.

- Haverá uma consultar ao banco de dados do CREA para saber se as obras estavam registradas e vamos convocar o resonsável para esclarecimentos. Queremos saber se as obras causaram o desabamento e que tipo de obra estava sendo feita. Caso a obra não tenha engenheiro responsável, o proprietario vai ser autuado por exercício ilegal da profissão- afirmou Consensa.

A prefeitura do Rio e a CET-Rio pedem que a população evite o local, nesta quinta-feira, para facilitar o trabalho das equipes de resgate.

Até às 6h desta manhã, cinco pessoas feridas foram resgatadas e deram entrada no Hospital Souza Aguiar, entre elas, Marcelo Antonio Moreira, zelador de um dos prédios e Francisco Rodrigo da Costa, operário que trabalhava dentro de outro prédio que caiu e foi resgatado no elevador. Ambos tiveram ferimentos leves. Uma mulher, porém, Cristiane do Carmo, de 28 anos, está com traumatismo craniano e com uma fratura no braço. Ela passou por uma cirurgia na unidade.

No posto de informação, montado pela prefeitura dentro da Câmara dos Vereadores, muitas pessoas relatam o desaparecimento de familiares, mas o número de vítimas ainda é desconhecido. Além da busca por corpos, os bombeiros procuram por sobreviventes, já que existe a possibilidade remota de terem se criado bolsões de ar no momento do desabamento, onde poderiam haver sobreviventes.

Para a quinta-feira, o prefeito pede que as pessoas evitem o local atingido e os arredores. Todos os prédios da Almirante Barroso, Treze de Maio e Manoel de Carvalho ficarão fechados. A presidente da CET-Rio, Cláudia Cecin, informou, nos primeiros minutos de quinta-feira, que a prefeitura fará modificações no trânsito da região dos desabamentos dos três prédios, no Centro do Rio. As principais alterações: a Avenida Treze de Maio ficará totalmente interditada; a Avenida Almirante Barroso permanecerá interditada entre a Rio Branco e a Senador Dantas; e a Rua Senador Dantas terá a mão invertida entre a Almirante Barroso e Evaristo da Veiga. Cláudia acrescentou que a CET-Rio fará avaliações no trânsito pela manhã para avaliar a necessidade de fazer outras mudanças. A partir das 6h, cem agentes da Guarda Municipal estarão nas imediações da Treze de Maio, orientando o trânsito. Seis painéis luminosos informação os motoristas. E o Metrô Rio informou que a Defesa Civil liberou as estações e nesta quinta-feira, o funcionamento será normal. Todas as estações abrirão às 5h.

Temendo que novas explosões colocassem em risco outros imóveis da Avenida Treze de Maio, agentes da Companhia Estadual de Gás (CEG) tentaram interromper a passagem de gás para os edifícios da rua. Numa medida de emergência, os funcionários da CEG precisaram quebrar nesta noite as calçadas da Avenida Almirante Barroso, na esquina com a Avenida Rio Branco, para fechar a tubulação de gás subterrânea.

Houve até um princípio de incêndio do Edifício Liberdade. O fogo ameaçou o edifício vizinho, Capital, esquina com a Rua Almirante Barroso. Segundo o Corpo de Bombeiros, o prédio apresenta rachaduras. Havia pessoas nos imóveis, acenando para os bombeiros. As escadas do Edifício Capital teriam sido obstruídas pelos escombros.

No Edifício Liberdade, na Avenida Treze de Maio, funcionavam, no térreo, uma agência do Banco Itaú e uma loja da empresa Mundo Verde. No prédio, funcionavam escritórios. As primeiras estimativas apontavam pelo menos 11 vítimas nos escombros. As informações iniciais apontaram ainda para uma explosão, devido ao forte cheiro de gás. A Light cortou a energia da região. De acordo com fontes da Defesa Civil, dois corpos haviam sido encontrados no local. No entanto, o prefeito Eduardo Paes afirmou, em coletiva no local, que não há óbitos.

Não houve prejuízos ao prédio do Teatro Municipal, nem danos estruturais, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição. A única parte atingida por escombros foi a bilheteria, no prédio anexo, e nenhum funcionário foi atingido. A informação foi repassada pelo repórter do GLOBO Eduardo Fradkin.

Hospitais e UPAs em alerta
O prefeito Eduardo Paes chegou ao lugar da tragédia e circulou pelos escombros, avaliando a situação junto a bombeiros e agentes da Defesa Civil. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde colocou em alerta todos os hospitais da rede pública estadual as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Tijuca e Botafogo, que são as mais próximas. O secretário de Saúde Sérgio Côrtes também esteve no local, assim como dois fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ). Os especialistas buscaram as primeiras informações para detectar as causas do desabamento.

Os feridos saíram pela Rua Manoel de Carvalho, que fica ao lado do Teatro Municipal. Surgiram voluntários no local para ajudar, entre eles o anestesista José Antônio Diniz, que mora na Glória, e assim que viu pela TV o acidente ele se dirigiu ao local e se apresentou como voluntário aos médicos do Corpo de Bombeiros. O clima no entorno do prédio era muita comoção, parentes de pessoas que estavam nos escritórios do prédio, souberam do acidente e estiveram no local aguardando notícias dos bombeiros.

A argentina Débora Marconi, de férias no Rio e hospedada em frente ao Edifício Liberdade, disse que pedaços do prédio caíram antes de a estrutura vir abaixo por completo.

- Havia obras em três andares do prédio há bastante tempo - disse.

O advogado Luiz Antônio Jean Trajan, que trabalha num escritório no prédio número 45 da Avenida Treze de Maio, em frente ao edifício comercial que desabou, disse que se lembrou do ataque terrorista ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.

- O prédio caiu todo, como se tivesse sido implodido. Parecia o World Trade Center. Ouvi um forte estrondo e vi tudo acontecer. Havia uma obra no prédio, acho que no sexto andar. Pelo menos dois funcionários estravam trabalhando na hora da tragédia - afirmou Trajan, que esteve na Treze de Maio, e disse que não sentiu cheiro de gás em qualquer momento.

Alexandre Trotta, que trabalha numa empresa de informática que funciona no quinto andar do Edifício Capital, vizinho ao que desabou, ouviu inicialmente um pequeno barulho como se fossem detritos caindo. Abriu a janela, quando aconteceu o desmoronamento:

- Foi um grande estronto. Era como se o mundo tivesse vindo abaixo. O prédio veio abaixo. Ele caiu para frente e para trás e levou o que estava nas janelas do meu prédio - contou ele.

Frotta desceu os cinco andares de seu prédio e, ao chegar no térreo, constatou que não tinha sobrado nada do edifício vizinho.

- Só tinha entulho. A banca de jornal que tinha no local foi destruída. Os carros estacionados na Treze de Maio acabaram - explicou.

O contador Heverton Ferreira, que trabalha no prédio, havia saído há cerca de meia hora do local, quando soube por um telefonema que o edifício tinha desabado. Ele não tem notícias de seu pai, que ainda estava num dos escritórios do edifício. Segundo Heverton, esta semana, porteiros falaram que a CEG faria uma inspeção no subsolo, por conta do forte cheiro de gás. No subsolo do edifício havia uma agência do Itaú.

- O prédio fechava às 21h. E faltava cerca de 30 minutos para isso. Mas ainda tinha muita gente lá. Ainda deviam ter umas 15, 20 pessoas dentro do prédio.

Vicente da Cruz costuma entregar galões d'água num escritório do sétimo andar do edifício. Ele conta que já estava do lado de fora do prédio, quando começou a ouvir explosões.

- Fui me afastando, me afastando. E de repente o prédio caiu. Tinha cerca de 20 pessoas próximas à marquise. Assim como eu, elas saíram correndo. Por um segundo, eu tinha morrido - contou.

Tosse e elevador salvam vítimas de desabamentos de prédios no Centro
Um dos bombeiros que trabalham na busca de sobreviventes contou que conseguiu resgatar um homem ao ouvi-lo tossindo intensamente. Segundo o sargento Alexandre Câmara, de 40 anos, um dos responsáveis pelo resgate, a vítima, que estava no edifício da Av. Treze de Maio, ainda encontrou forças para segurar o pé de outro bombeiro, o cabo Pinho, que pediu ajuda de outras oito pessoas para retirar o homem, que estava imprenssado pelos escombros.

- Ele estava tossindo muito alto e por isso conseguimos resgatá-lo. Ele ainda puxou o pé do outro bombeiro e, assim que conseguimos salvá-lo, ele reclamou de muitas dores nas pernas - relatou o sargento.

No mesmo prédio, um outro homem, que seria o zelador, conseguiu sair ileso do desabamento. De acordo com o cabo Josemar Figueiredo, de 37 anos, no momento da queda do edifício ele estava no elevador e conseguiu telefonar para o primo, que o aguardava do lado de fora do prédio e estava buscando socorro. Quando foi finalmente encontrado pelos bombeiros, o homem, de 50 anos, que estava sem ferimentos, ficou surpreso ao tomar conhecimento do que havia acontecido. Para ele, o prédio estava apenas com problemas na parte elétrica, que teria afetado o funcionamento do elevador.

- O cabo do elevador ficou pendendo, então pudemos ter noção da localização do rapaz. Fomos escavando até conseguir abrir espaço para retirá-lo de lá. Ele não estava ferido, o elevador tinha acabado de chegar ao térreo, e ele não sabia o que estava acontecendo. Achou que tinha faltado luz. Quando soube o que realmente tinha acontecido, entrou em choque e disse que estava desorientado - contou Figueiredo.

Ainda segundo informações dos bombeiros, quatro moradores de rua estariam dormindo na calçada do prédio no momento do acidente.

Empresa de tecnologia treinava funcionários no momento do desabamento do prédio
Uma empresa de tecnologia que ocupava o décimo andar do prédio que desabou na Avenida Treze de Maio 44 estava realizando treinamento de pelo menos dez funcionários no momento da queda do edifício. A informação é de uma contratada da empresa, a TO - Tecnologia Organizacional, que ainda não conseguiu contato com as pessoas que estariam sendo submetidas ao treinamento quando ocorreu a explosão que fez o prédio cair.

- Eu não estava lá, mas sei que, pela hora do desabamento, pelo menos dez funcionários estavam fazendo o treinamento interno. Consegui entrar em contato com alguns colegas, que não estavam agendados para esse treinamento, e nenhum deles conseguiu localizar quem estava marcado para participar desse encontro - afirmou uma funcionária, por telefone, que preferiu não se identificar.

Segundo a mesma funcionária, que estava na Avenida Treze de Maio, tentando ter notícias dos colegas, a empresa de tecnologia tem cerca de 50 funcionários.

- São muitas pessoas que trabalham lá, 50 só na TO, e não estou acreditando que estou vendo essa cena de horror de perto. Caiu tudo, meu Deus, é horrível. É muito triste, muito triste - concluiu.

De acordo com relatos de funcionários que aguardavam informações sobre os colegas do lado de fora do prédio, entre os desaparecidos está o técnico Omar Mussi, que comandava o curso.

Interdições no tráfego de veículos e em estações do Metrô Rio
O Centro de Operações informou que a Avenida Almirante Barroso, trecho entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, ficou interditada ao tráfego de veículos em ambos os sentidos por conta do incidente. De acordo com a nota, equipes da pefeitura já estão no local, assim como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Rio de Janeiro. A Treze de Maio é uma via sem circulação de automóveis.

Já a Avenida Treze de Maio, Avenida Almirante Barroso entre Avenida Rio Branco e Senador Dantas permanecerão interditadas nesta quinta-feira. A Rua Senador Dantas vai funcionar com mão invertida entre Avenida Almirante Barroso e Evaristo da Veiga.

Em entrevista à Rádio CBN, o diretor do Centro de Operações do Rio de Janeiro, Joaquim Diniz, afirmou que a Avenida Rio Branco será totalmente interditada a partir da Avenida Presidente Vargas.

- Em termos de trânsito não temos problemas, estamos com as equipes todas da CET-Rio no local - disse.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, as estações do metrô da Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia ficaram fechadas à noite. Ainda segundo o Centro, a Linha 1 trafegou de Ipanema até Glória e a Linha 2 até a Central

Fonte O GLobo  http://oglobo.globo.com/rio/predios-desabam-no-centro-na-noite-de-quarta-feira-3763234#ixzz1kYOj7hMf

Nenhum comentário: