Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TRÁFICO NO PAC - Ao menos 12 imóveis foram tomados por bandidos

Delegacia de Combate às Drogas fará ações de inteligência para identificar ‘laranjas’ usados por criminosos. Unidade de Bonsucesso vem ouvindo moradores há dois meses


POR PÂMELA OLIVEIRA

Rio - A Delegacia de Combate às Drogas (Decod) está dando prioridade à investigação sobre a atuação de traficantes de drogas em apartamento do PAC em Manguinhos. Conforme O DIA mostrou com exclusividade domingo, pelo menos 12 imóveis daquela comunidade foram tomados por bandidos, que expulsaram os moradores. A especializada quer identificar quem são os moradores de bem e quem são os ‘laranjas’ dos criminosos.
“Essa investigação é uma prioridade. O PAC é um programa que recupera a cidadania, a dignidade da população mais pobre que recebe um dos bens mais preciosos de que uma família precisa: uma moradia. Não se pode tomar com normalidade a convivência com o tráfico”, afirmou a delegada titular da Decod, Valéria de Aragão Sádio.

Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Alemão: ministro das Cidades, Mário Negromonte, Cabral e o vice, Pezão (de terno), em um dos novos imóveis | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Como mostrou O DIA, traficantes do bando do traficante Marcelo Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, chegaram a ganhar imóveis após ameaçar recenseadores para serem incluídos na lista de beneficiários do PAC. Em alguns blocos, os criminosos instalaram grades nos corredores, segundo moradores para impedir acesso de desconhecidos.
Valéria afirma que as ações da especializada são de inteligência. “Temos que saber quem é o morador, quem são os que estão envolvidos com o tráfico e quem se submete por medo, pelo fato de o estado ainda não estar presente com a pacificação. A gente tem que agir com muita cautela porque há muitos inocentes ali. Você pode prender o maior traficante, mas se morre uma pessoa na operação, é um fracasso”.
O delegado titular da 21ª DP (Bonsucesso), Aguinaldo Ribeiro da Silva, investiga a atuação de traficantes nos apartamentos do PAC de Manguinhos há dois meses. Moradores já foram ouvidos.

Outro programa é alvo do crime
Os apartamentos do PAC não são os únicos imóveis que estão na mira de traficantes. Os bandidos já orientam famílias a ocupar terreno onde serão erguidos 700 apartamentos do ‘Minha Casa, Minha Vida’, segundo o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar.
Em maio do ano passado, policiais militares e federais desocuparam 143 apartamentos do mesmo programa em Cosmos e Campo Grande. De acordo com o secretário, as unidades ocupadas irregularmente eram controladas pela milícia, que teria cobrado dos moradores para poderem ficar com os apartamentos

   

Nenhum comentário: