Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

IMPEACHMENT - Câmara do DF arquiva pedidos de impeachment contra Agnelo

Parlamentares da base aliada foram acionados pelo Planalto para proteger o governador
         
Vannildo Mendes, de O Estado de S.Paulo
 
BRASÍLIA - Com aval do Palácio do Planalto, foi desencadeada uma operação de socorro ao governador Agnelo Queiroz (PT-DF), alvo de denúncias de recebimento de propina quando foi ministro do Esporte (2003-2006) e diretor da Anvisa (2007-2010).

Veja também:
Governador é exaltado por militantes em seu aniversário
Líderes governistas da Câmara livram Agnelo de convocação
Em depoimento gravado, lobista cita seis pagamentos
Agnelo diz que acusações de corrupção 'não merecem crédito'
ESPECIAL: Leia tudo sobre os escândalos de corrupção 


Sob fogo cerrado há mais de um mês, Agnelo retraiu-se no início da crise e foi aconselhado a cancelar a comemoração do aniversário na quarta-feira à noite. No entanto, animado com os primeiros resultados da blindagem, resolveu reagir. Em nível doméstico, o socorro lhe foi garantido pelos 14 partidos da base aliada, do PT, PC do B e PSB, aos PMDB, PTB e PP, além de nanicos como PHS, PRP e PSL.

No auge da crise, há duas semanas, nada menos que 19 dos 24 deputados distritais assinaram um manifesto de apoio irrestrito ao governador. O documento, intitulado "Em defesa do governo e da governabilidade", atribui as denúncias a uma tentativa de golpe da oposição. A tradução desse gesto é que não passa nada no Legislativo que crie embaraços ao governador.

Isso ficou claro na última quarta-feira, quando a Câmara Legislativa rejeitou cinco requerimentos pedindo instalação de CPI e abertura de processo de impeachment. Caíram por terra até requerimentos pedindo a mera convocação de acusadores para depor, entre os quais o lobista Daniel Tavares, que afirmou - e depois negou - ter pago propina a Agnelo durante cinco anos.

Nem mesmo o extrato de uma suposta propina de R$ 5 mil, depositada por Tavares na conta de Agnelo, convenceu o parlamento do DF a abrir investigação. "As denúncias partem de adversários que sucumbiram no submundo da política", justificou o deputado Wasny de Roure, líder do PT na Câmara Legislativa. "Cabe à Procuradoria-Geral da República investigar, não a nós", completou Cláudio Abrantes (PPS).

Tranquilizado. A posição adotada pela Casa, segundo os parlamentares, é só agir depois do resultado das investigações. Algumas horas antes da festa, Agnelo teve conversa decisiva com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo - e saiu certo de que a conversa foi tranquilizadora

Nenhum comentário: