Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 19 de maio de 2010

RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO - Rua do Lavradio #inforio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Casa do Marques do Lavradio
.
A Rua do Lavradio é uma via da cidade do Rio de Janeiro, localizada no bairro do Centro, começando na Rua do Riachuelo e terminando na Rua Visconde de Rio Branco.

Foi aberta em 1771[1] e mandada alinhar em 1777 pelo 2º Marquês do Lavradio, Luis de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas, que por dez anos foi Vice-Rei do Brasil (1769-1779).
Mandou construir a sua residência nessa rua, cujo prédio ainda se localiza na esquina com a Rua da Relação, onde promovia muitas festas e reuniões sociais como forma de compensar as poucas opções de lazer da capital da Colônia.

A Rua do Lavradio, no centro histórico do Rio, conta, hoje, com concorridos bares e restaurantes e nela são promovidas feiras de antiguidades prestigiadas pelos mais conhecidos antiquários da cidade.
Também alí se encontra o jornal "Tribuna da Imprensa", do qual o seu antigo proprietário, o jornalista Carlos Lacerda, na década de cinquenta, sustentou uma campanha política contra o segundo governo de Getúlio Vargas.

Bibliografia

  • BERGER, Paulo, Dicionário Histórico das Ruas do Rio de Janeiro, Gráfica Olímpica Editora Ltda. Rio de Janeiro, 1974
   

VEJA TAMBEM

Outras RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO



Nenhum comentário: