Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 20 de maio de 2010

RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO - Rua do Riachuelo #inforio





   

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Rua do Riachuelo é um logradouro público da cidade do Rio de Janeiro, localizada no bairro do Centro, começando na Praça Cardeal Câmara, na Lapa e terminando na Rua Frei Caneca.
Foi uma das principais vias da cidade na época da Colônia e do Império, por ligar o seu centro com os arrabaldes, como São Cristóvão.


Exibir mapa ampliado

Índice


Histórico

Em 1573 já havia um caminho que, saindo do local onde posteriormente foram construídos os Arcos da Lapa, contornava o Morro de Santa Teresa (Morro do Desterro) e seguia em direção à Aldeia de Martim Afonso, o Araribóia, nas proximidades da atual Igreja de Santana, daí a antiga denominação de Caminho que vai para a Aldeia de Martim Afonso.
No curso dos séculos recebeu diversas designações: Caminho para o Engenho Pequeno, Caminho para a Lagoa da Sentinela, Caminho que vai para São Cristóvão, Caminho da Bica que vai para São Cristóvão, Caminho da Bica e Caminho de Matacavalos.
O chamado Engenho Pequeno, pertencia aos jusuítas e foi uma das suas primeiras denominações.
A existência no final do século XVII de uma grande propriedade chamada de Chácara da Bica, situada ao lado esquerdo do caminho, acabou por dar-lhe o nome.
A denominação de Matacavalos decorreu dos atoleiros que dificultavam a passagem dos animais, por vezes provocando lesões que os levavam ao sacrifício. Tornou-se oficialmente Rua de Matacavalos em 1848.
Recebeu, em 1865, o nome de Riachuelo em homenagem à batalha naval em que a esquadra brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, foi vitoriosa sobre as forças paraguaias, em 11 de junho do mesmo ano, nas águas do Rio Paraná, por proposta da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Na Rua do Riachuelo podem ser vistos locais de interesse histórico, como a casa do General Osório, o chafariz mandado construir pelo Intendente Paulo Fernandes Viana, em 1817 e o Clube dos Democráticos, de 1867.








Curiosidades

  • Ao tempo de Dom Pedro II, na Rua Silva Manuel (atual André Cavalcanti) ficava o consultório do Dr. Mateus de Andrade, médico que, em 1869, neste local e com a ajuda de seu assistente, Dr. Andrade Pertence, operou a perna do poeta Castro Alves.
  • Em 1870, transferiu-se para a Rua Mata-Cavalo, definitivamente, o hospital da Ordem do Carmo, fundado em 1773.

Famosas construções da Rua Riachuelo
Nº 75 - Capela do Menino Jesus: construída pelas irmãs Jacinta e Francisca, donas da chácara onde foi encontrada a bica.
Nº 91 - Clube dos Democráticos: fundado em 19 de janeiro de 1867, promove até hoje atividades sociais como bailes e apresentações de samba e choro.
Nº 114 - Antiga sede do Diário de Notícias: abrigou o tradicional periódico carioca nos anos 50 e 60 e, posteriormente, a Secretaria Municipal de Educação do Rio e a Procuradoria Geral da República.  Atualmente é sede do jornal Folha Dirigida.
Nº 303 - Casa do General Osório: prédio em estilo neoclássico, já migrando para o eclético, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Nº 354 e 356 - Casa de Francisco Alves, cantor do início do século XX: duas casas geminadas, com telha colonial antiga.
Nº 367 - Santuário Nossa Senhora de Fátima: fundado em 16 de junho de 1940 por Dom Orione, padre da Divina Providência.

    Bibliografia

    • Berger, Paulo; Dicionário das Ruas do Rio de Janeiro; ed. 1974

    Ver também

    Ligações externas


    Outras RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO



    Nenhum comentário: