Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 10 de maio de 2010

RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO - Rua do Catete #inforio


   

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A Rua do Catete localiza-se no bairro do Catete, cidade do Rio de Janeiro. Originou-se do Caminho do Catete, que já existia antes da chegada dos portugueses e franceses no Rio de Janeiro.
Atualmente, ela se divide em duas partes: no sentido norte, começa no Largo do Machado e na altura da Rua Barão de Guaratiba termina na Rua Antonio Mendes Campos; no sentido sul, começa no Largo da Glória e termina na Rua Pedro Américo.

História

Relatos muito antigos que descrevem as batalhas entre portugueses e franceses (os franceses lutavam com o auxílio dos índios Tamoios), já se referem ao Catete de uma maneira corriqueira. O local era habitado pelos índios da aldeia Uruçumirim (Uruçu=Abelha; Mirim=pequeno), chefiada pelo temido Cacique Biraçu Merin.
Durante o governo de Antônio Salema foi construída uma ponte (a primeira da cidade) sobre o Rio Carioca na altura da atual Praça José de Alencar - a Ponte do Catete, e o Caminho do Catete seguia até a Praia de Botafogo.
Ao longo do então chamado Caminho do Catete havia um braço do Rio Carioca, o Rio Catete, que corria ao lado esquerdo do Caminho do Catete na direção à Zona Sul. Este rio desaguava na Praia do Russel, na Glória, onde hoje se localiza a Rua do Russel. O Rio Catete logo foi aterrado, enquanto que a Praia do Russel foi aterrada quando da construção da Avenida Beira-Mar.
A partir do século XVIII, várias chácaras se estabeleceram ao longo deste caminho, bem como algumas olarias. À medida em que a cidade crescia, algumas mansões iriam se estabelecendo ao longo do caminho, que passaria a ser chamado Estrada do Catete.
Com a chegada de D. João VI ao Brasil, diversas casas e mansões da cidade foram requisitadas para moradia dos fidalgos portugueses. A Chácara de Botafogo, localizada ao final da Estrada do Catete, na Praia de Botafogo (atual esquina da Rua Marquês de Abrantes com Praia de Botafogo) foi oferecida à Princesa Carlota Joaquina de Bourbon pelo Sr. José Augusto Fernandes, filho do contratador de diamantes João Fernandes e Chica da Silva. A princesa estabeleceu aí sua morada, o que valorizou muito a região.
A partir de então, diversas casas e mansões serão construídas na estrada, que progressivamente transforma-se numa rua.

O Palácio do Catete em 1897. Fotografia de Marc 
Ferrez.
O Palácio do Catete em 1897. Fotografia de Marc

Com o advento da República, esta rua abrigaria a sede do governo federal, o Palácio do Catete, palco importantíssimo da história nacional.

Outras RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário: