Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 29 de maio de 2010

PESQUISA Datafolha: voto obrigatório divide os brasileiros


   
Pesquisa feita pelo instituto mostra que 48% dos entrevistados são favoráveis e 48% são contrários à obrigatoriedade do voto

REDAÇÃO ÉPOCA
 Divulgação
Um pesquisa Datafolha feita em 20 e 21 de maio, e publicada neste sábado (29), mostra que o voto obrigatório divide o eleitorado brasileiro: 48% dos entrevistados são favoráveis e 48% são contrários. O apoio ao voto facultativo cresceu. A pesquisa anterior, feita em dezembro de 2008, registrou o recorde de 53% a favor da obrigatoriedade, sendo que 43% eram contra.
Se o voto não fosse obrigatório, o eleitor de Dilma Rousseff (PT) é o que mais compareceria às urnas nas próximas eleiçãos: 64%, contra 53% dos eleitores de José Serra (PSDB) e 53% dos de Marina Silva (PV). Os petistas são os que mais apoiam a obrigatoriedade de votar: 55%, contra 48% entre os tucanos, 46% entre os verdes e 50% entre os peemedebistas.
Estabelecido por Constituição, todos os os brasileiros alfabetizados dos 18 aos 70 anos de idade são obrigados a votar. Para analfabetos, maiores de 70 e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo. O Brasil é um dos 30 países do mundo em que o voto nas eleições é obrigatório. Se ele fosse facultativo, 55% dos entrevistados dizem que votariam, mas 44% optariam por não votar.

Os mais ricos (62% Dentre os que ganham mais 10 salários mínimos e, 66%, entre cinco e dez) e os mais escolarizados (65%) são os que mais iriam às urnas se o voto fosse facultativo, e os mais pobres (52%) e os menos escolarizados (52%) são os que menos votariam - estes, também, os mais favoráveis à obrigatoriedade do voto.

Nenhum comentário: